Museu Lauro da Escóssia recebe acervo da Coleção Mossoroense.

O Museu Municipal Lauro da Escóssia começou a receber o acervo da Coleção Mossoroense. No final do mês de junho, uma reunião, entre o prefeito Francisco José Júnior, representantes do segmento privado e historiadores, resultou no estabelecimento de uma parceria público-privada com o intuito de preservar o acervo da Fundação Vingt-un Rosado.

Os livros começam a ocupar o espaço reservado no primeiro andar do museu, que já conta com a estrutura de estantes instalada. “Começamos trazendo as obras da biblioteca particular de Vingt-un Rosado e, em seguida, traremos os livros da coleção. O próximo passo é catalogar as obras e arrumar o espaço”, explicou Dix-sept Sobrinho, presidente da fundação.

O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindvarejo), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mossoró (Sinduscom) são parceiras da Prefeitura Municipal no projeto de preservação da Coleção Mossoroense.

As entidades estudam a aquisição de uma plataforma móvel, responsável pelo deslocamento dos visitantes até o primeiro andar do prédio, possibilitando o acesso de todas as pessoas ao espaço. Já o Município, em parceria com a Fundação, fará a catalogação do acervo e será responsável pela manutenção dos títulos.

“Nos reunimos nesta terça, 14, com representantes das entidades privadas e eles já conversaram com uma empresa especializada em plataformas de elevação e aguardam o orçamento. Estamos trabalhando para que esse precioso acervo esteja à disposição da população em breve”, afirmou a secretária da Cultura, Isolda Dantas.

Fonte: Assessoria