Ministério do Turismo celebra o Dia Nacional do Selo

Neste sábado, 1º de agosto, vão ser comemorados os 172 anos da publicação do primeiro selo postal do Brasil. Para celebrar a data, o Ministério do Turismo realizará uma ação nas redes sociais apresentando alguns dos selos que marcaram a história do Brasil e contribuíram para a divulgação dos destinos turísticos do país.Ao estampar imagens de praias, de monumentos históricos e de destinos pouco conhecidos, os selos espalham também informações sobre o patrimônio do país, algo que atinge mais que remetentes e destinatários. Mesmo em tempos em que o e-mail e os aplicativos para celular tornaram a comunicação a distância instantânea, a troca de cartas e o envio de encomendas ainda exigem a presença dos selos.

Com o passar do tempo, o selo postal ultrapassou a finalidade original de comprovar a entrega de correspondência e tornou-se um transmissor de cultura do país. Há inclusive quem colecione, troque e até venda estes pequenos papeis em álbuns.Nestes 172 anos circulando pelo Brasil, os selos postais já homenagearam grandes marcos históricos, ícones culturais e vários atrativos turísticos do país. E apesar das cartas estarem caindo em desuso, nos últimos quinze anos foram lançados 35 novos modelos de selos postais no país.

A escolha do tema do selo é feita pela Comissão Filatélica Nacional com base em ideias recolhidas anualmente de órgãos governamentais, instituições socioculturais e da sociedade. Entre os motivos mais frequentes estão datas comemorativas, preservação ambiental e turismo.Os selos ajudam a divulgar a cultura brasileira, hoje um dos grandes atrativos do país. Com um número cada vez maior de festivais, edificações tombadas pelo patrimônio histórico, além de manifestações sociais e religiosas, é cada vez mais fácil encontrar quem planeje as férias desejando visitar um destino referência em cultura.

Fonte: Assessoria