Faltam mais de mil professores na rede pública de Educação do Rio Grande do Norte. No último “censo”, realizado pelo governo em março deste ano, havia 8 mil profissionais em exercício nas escolas estaduais, sendo que, de lá para cá, segundo a pasta, um oitavo se aposentou. A Secretaria de Educação estima, seguindo a tendência de aposentadorias, que 3 mil postos fiquem vagos nos próximos dois anos, se não houver reposição.

Nesta semana, o Ministério Público Estadual publicou recomendação para que o estado realize um concurso ainda em 2015 na tentativa de evitar prejuízo aos alunos. O governo afirma que está produzindo um edital a ser lançado neste segundo semestre. As informações foram repassadas à reportagem pelo subsecretário de Educação do RN, Domingos Sávio de Oliveira.

De acordo com o promotor Raimundo Caio dos Santos, que assinou a recomendação do Ministério Público, reuniões foram realizadas para tentar reverter o quadro. “Ainda assim, persiste a falta de professores até a presente data nas diversas escolas”, disse.A gestão atual considera que o problema não é pontual, mas estrutural, visto que o estado não teria se preparado para a reposição de professores. Em janeiro foram convocados 428 professores, sendo que 55 não assumiram. Outros 55 foram convocados na semana passada no lugar dos primeiros. Eles foram classificados no concurso de 2011, que ainda tem validade. Na próxima semana, outros 600 efetivos devem ser convocados. “Vamos chamar os que ainda têm, dentro da capacidade de demanda”, informou o secretário. (Novo Jornal)