TSE Nega pedido para criação do PL (Partido Liberal)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou nesta quinta-feira (6) pedido para registro do Partido Liberal por falta de apoio necessário para sua oficialização.Na decisão, os ministros entenderam que para realizar o pedido, a nova legenda deve apresentar todas as assinaturas necessárias para seu registro.

O PL, apresentou somente 167.627 assinaturas de eleitores manifestando apoio à sua criação e informou no processo que as demais ainda estavam sendo coletadas. Para completar o apoio suficiente, faltavam cerca de 484 mil assinaturas, conforme prevê a legislação eleitoral. DEM e PMDB tinham pedido para o TSE rejeitar o registro do PL. Partidos alegam que ele foi idealizado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para cooptar parlamentares para o Governo.

Novo Pedido

Para ser criado, o PL precisa apresentar 500 mil assinaturas conferidas pelos cartórios eleitorais dos municípios. Os dirigentes do partido garantem que, na próxima semana, estão protocolando o pedido de registro junto ao TSE com número de assinaturas maior que o necessário. Todas confirmadas com certidões.Resta agora a espera para a próxima semana quando acontece outra análise.