Preso em Curitiba por causa dos desdobramentos da Operação Lava Jato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu será ouvido na CPI da Petrobras na próxima segunda-feira (31), na capital paranaense. Ao todo, cinco pessoas serão ouvidas além de Dirceu. Mas o objetivo geral é ouvir pelo menos 13 envolvidos no esquema de corrupção e fazer uma acareação até a quinta-feira (5).Todos os depoentes estão presos, acusados de envolvimento em irregularidades na Petrobras no contexto da Operação Lava Jato.

Além de José Dirceu, serão ouvidos na segunda-feira Jorge Zelada, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, e três empresários. Dois são executivos da empreiteira Andrade Gutierrez: Otávio Marques de Azevedo e Elton Negrão de Azevedo. O terceiro é João Antonio Bernardi Filho, representante no Brasil da empresa italiana Saipem.“Como a logística para que essas pessoas venham a Brasília requer policiamento e aviões, a CPI entendeu que é mais prático ir até o Paraná, como fez da outra vez”, disse o relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

Os depoimentos serão tomados no Foro da Seção Judiciária do Paraná, a partir das 9h.O ex-ministro foi preso na 17ª fase da Lava Jato. Condenado no processo do mensalão por corrupção ativa, Dirceu cumpria pena de 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar desde novembro do ano passado.