Por Gustavo Uribe / Folha

 

Recuperado de um furo no peito, primeiro revés desde que ganhou fama momentânea, o boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apelidado de “Pixuleko” durante as manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff do dia 16, iniciou nesta sexta-feira um tour pelo país.O destino escolhido para sua segunda aparição pública foi a capital paulista, cidade que tem reunido o maior número de pessoas nas manifestações contra a presidente.Com uma bola de presidiário no tornozelo e olhos grandes e arregalados, a alegoria de plástico que fez sucesso no ultimo protesto em Brasília chamou a atenção de quem passou na manhã desta sexta-feira (28) pela Ponte Estaiada, na Marginal Pinheiros.

Como a maioria dos turistas que visitam São Paulo, a rápida passagem de “Pixuleko” deverá priorizar os cartões-postais da capital paulista, estratégia do Movimento Brasil que será replicada em outras cidades do país para dar maior visibilidade à sua criação de plástico.

PAULISTA

Nesta sexta-feira, a nova celebridade da internet, que já tem mais de 8.500 seguidores no Twitter, deverá visitar o Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, após ser visto nesta manhã na ponte Octavio Frias de Oliveira. No domingo, aproveitará para passear pela av. Paulista.“O Pixuleko não resiste e vai pegar sol na praia do prefeito Fernando Haddad”, brinca Cilene Carvalho, do Movimento Brasil em São Paulo.A intenção na av. Paulista é que ele seja colocado em frente ao prédio onde funciona em São Paulo o escritório do TCU (Tribunal de Contas da União), em um esforço para pressioná-lo a agilizar a análise de supostas irregularidades nas contas do governo federal de 2014.Na sequência, a ideia é de que o boneco inflável faça aparições públicas em cidades do interior de São Paulo, que ainda não foram definidas.

SEM DESTINO

Com pedidos de visitas em todo o país, o Movimento Brasil ainda decide se “Pixuleko” deve continuar no próximo mês na Região Sudeste, em estados como Minas Gerais e Espírito Santo, ou trilhar caminhos mais longos: viajando à Região Nordeste.A alegoria de plastico foi batizada em referência ao termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato.