# 13º dos aposentados e pensionistas do INSS

A primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, que corresponde a até 50% do valor do benefício, será paga na folha de setembro. O pagamento está garantido em decreto da presidente Dilma Rousseff publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (04). Já a segunda parcela, correspondente à diferença entre o valor total do abono e o valor da parcela antecipada, será liberada na folha de novembro O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.

# Grevistas do INSS

A greve dos servidores federais completa 57 dias nesta sexta-feira (4) no Rio Grande do Norte. Desde o dia 7 de julho, servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Ministério do Trabalho e da Saúde estão em greve no estado, acompanhando o movimento nacional.Os grevistas reivindicam um aumento salarial de 27,5% e a reavaliação do corte orçamentário feito pelo governo federal no mês de abril e que ocasionou o corte de funcionários terceirizados.

# Greve da UERN

Os professores da UERN, a Universidade Estadual do RN, chegam aos 100 dias de greve sem negociação e sem questionamento por parte do governo estadual. Até agora a greve é considerada legal e os salários dos professores vem sendo pago sem nenhum desconto.O prejuizo, por enquanto, é dos alunos que não conseguiram concluir o semestre.

# Popularidade em Queda

O vice-presidente Michel Temer disse, em mais uma rodada de conversas com empresários de São Paulo, que será difícil Dilma Rousseff chegar até o fim do mandato se permanecer com índices tão baixos de popularidade. Depois disso, já no final do evento, se exaltou ao responder uma pergunta do empresário Fábio Suplicy, que questionou como Temer gostaria de entrar para a história: “Estadista ou oportunista?”, indagou. Visivelmente irritado, Temer disse que muita gente fala sobre o assunto, mas ele “não move uma palha” para prejudicar a petista. “Não há um fato na minha trajetória que o senhor possa apontar”, afirmou. Depois disse que, se conspirasse, “aí sim eu estaria manchando a minha história”. A fala ocorreu já ao final do evento. Antes, questionado sobre as hipóteses que rondam o fim precoce do governo -renúncia, impeachment ou cassação via Justiça Eleitoral-, afirmou que Dilma não faz o estilo “renuncista” e que, se a chapa for cassada, não discutirá, “porque as instituições têm que funcionar”. “Se a chapa for cassada eu vou para casa feliz. Ela vai para casa… Não sei se feliz”, concluiu, provocado pela plateia.(Folhapress)