O Brasil comemora neste 7 de setembro 193 anos de sua independência. Em Mossoró, a data foi celebrada com o tradicional desfile cívico-militar, que levou um grande público à Avenida Alberto Maranhão na manhã desta segunda-feira. O evento foi acompanhado pelo prefeito Francisco José Júnior, e demais autoridades locais e estaduais.

A programação do desfile teve início às 7h, com café da manhã na Escola de Artes, oferecido pelo prefeito Francisco José Júnior aos oficiais militares e autoridades presentes. Em seguida, o chefe do Executivo local passou em revista as tropas, acompanhado pelo major João Sérgio Fagundes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.

“Esse é um momento em que a democracia é fortalecida, o nosso patriotismo é reforçado, e onde devemos ter consciência da responsabilidade em dar continuidade à força da independência, alcançada há 193 anos. Não há liberdade sem fraternidade, nem fraternidade sem liberdade. Que possamos continuar livres, independentes, contribuindo para uma sociedade cada vez mais justa”, destacou Francisco José Júnior.

Após passar em revista as tropas, o prefeito seguiu em carro aberto até o palanque oficial montado no adro da Igreja de São Vicente, onde foram hasteadas as bandeiras com execução do Hino Nacional com a banda Artur Paraguai. O desfile teve início na sequência, com apresentação dos ex-combatentes de Mossoró, e a parte cívica, através da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual de Ensino, UFERSA, Desbravadores: Cruzeiro do Sul, Grupos dos Escoteiros e Grito dos Excluídos.

O 7º Pelotão, formado por policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), a Polícia Rodoviária Federal, Penitenciária Federal e a Guarda Civil motorizada encerraram a programação do desfile. “Acompanho o cortejo há muito tempo e acho esse momento muito importante, pois resgata o nosso patriotismo, sem falar que é tudo muito bonito. Faço questão de estar presente todos os anos”, comentou a dona de casa Maria de Lourdes.

O desfile cívico-militar foi prestigiado por autoridades locais como o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira, secretários e secretárias municipais e por autoridades estaduais, como o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, representando o governador Robinson Faria.

“Tivemos mais um belíssimo desfile e a cada ano que passa o público presente é ampliado, o que nos deixa muito felizes. Estão todos de parabéns por essa festa, de democracia, respeito e independência”, conclui a secretária da Educação, Iêda Chaves.

Fonte: Assessoria