A relação entre o PT e o Governo de Robinson Faria (PSD) vem se tornando cada vez mais distante. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Fernando Mineiro, defende o Governo de forma tímida no Legislativo. Longe do papel que um líder de Governo deve fazer. Já o descontentamento da senadora Fátima Bezerra (PT) começa a se tornar pública. O discurso feito pela parlamentar agora há pouco no Senado, cobrando do Governador uma solução para a greve da UERN, e ainda se solidarizando com os professores e alunos, é o maior sinal do distanciamento entre os dois.

Fátima tem mediado as negociações. Diversas reuniões já foram feitas em busca de se resolver o impasse, com a presença de representantes dos professores, dos servidores, do reitor da Uern, do governo estadual e do Ministério Público.Professores e técnicos da Uern reivindicam cumprimento de acordo firmado durante governo anterior, que prevê reajuste de salários e a implementação do plano de carreira do magistério. Nesta semana, foi feita mais uma tentativa de acordo, desta vez com a presença de representantes do Tribunal de Contas Eleitoral do estado. Nesta quinta-feira (10), está previsto novo encontro com o governo.

Um aliado fazer cobranças em público é a prova da falta de diálogo próximo.  Nos bastidores da Capital Federal se sabe que a Senadora não ficou satisfeita com a exoneração da professora Socorro Batista, do cargo de Adjunta na Secretaria Estadual de Educação. Sua  indicação no governo Robinson.