Artistas preparam Auto da Liberdade

Os ensaios para o Auto da Liberdade estão a todo vapor. Artistas, direção e produção cuidam de todos os detalhes para a estreia, que acontece na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro. O espetáculo, inspirado na obra de Crispiniano Neto, reconta os quatro feitos históricos dos mossoroenses: abolição dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea, Motim das Mulheres, primeiro voto feminino da América Latina e resistência à invasão do bando de Lampião.

O diretor-geral, Nonato Santos, explica que o espetáculo foi construído através de um processo colaborativo. “Tomamos como referência a liberdade, fator que inspira essa festa. Exercitamos isso no processo de criação cênica, tendo os artistas toda à liberdade para sugerir e criar”, afirmou.

São 36 pessoas em cena, incluindo um grupo musical que executará a trilha ao vivo. “Mesclamos diversos gêneros dentro de uma dramaturgia contemporânea. Daremos ao ato da Abolição da Escravatura um destaque maior, já que é o feito que dá origem a todo esse evento”, declarou o diretor.O Auto da Liberdade estreia na quarta-feira, 23, e conta com apresentações na quinta e sexta seguintes, dias 24 e 25. O espetáculo será encenado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado a partir das 19h30 e o acesso é gratuito, mediante retirada antecipada do ingresso na bilheteria.