Dep. Carlos Augusto Maia faz homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Assembleia Legislativa do RN, por iniciativa do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB), promove, nesta segunda-feira (21), às 10h, uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na data. “Esta causa sempre fez parte da minha vida, com o exemplo de minha mãe Oziene Paiva, que é uma guerreira em seu trabalho na APAE de Parnamirim. E também faz parte do trabalho da Assembleia Legislativa do RN, a qual faz questão de promover a inclusão social em seu quadro de pessoal”, observa o deputado Carlos Augusto Maia.

Do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. No Rio Grande do Norte, este percentual chega a 27, 46%. Entre as deficiências declaradas, no âmbito do país, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população. Em seguida, ficaram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%), segundo dados que constam no site da Fundação Dorina Nowill, de São Paulo, uma das instituições mais conceituadas na área.

Por constituir uma parcela significativa da população, diversas legislações foram pensadas para as pessoas com deficiência. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então, o dia 21 de setembro é comemorado e lembrado todos os anos e em todos os estados.