Encerrada na manhã deste sábado, 3, a grande feira agroecológica realizada a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria de Agricultura e Recurso Hídrico (SEMARH), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN), foi considerada um sucesso. Depois do primeiro dia bastante disputado pelo público na Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia, o final também foi comemorado pelos produtores e organizadores do evento.

“Vejo o evento como bastante positivo, porque nesses dois dias os produtores que desenvolvem a agricultura familiar na zona rural de Mossoró tiveram a oportunidade de mostrar e vender seus produtos para um público maior. Podemos ver aqui que quase tudo foi comercializado”, comemorou o secretário Rondinelli Carlos, titular da SEMARH.

Seu Antônio, produtor da agricultura familiar e mais conhecido como Golinha, tem opinião parecida com a do secretário. Ele festeja o sucesso da feira: “Apesar da crise que tanto se fala, nossos produtos fizeram sucesso e conseguimos boas vendas nesses dois dias em que toda essa estrutura ficou montada aqui”, comentou Golinha.

As barracas montadas na feira pertencem aos agricultores que integram o programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). De acordo com Rondinelli Carlos, nesses dois dias de feira, cerca de 60 famílias do PAIS e outras 25 de cidades próximas à Mossoró, inclusive do Ceará, passaram pela tenda montada para comercializar seus produtos no evento.

Os artigos vendidos para a comunidade foram hortaliças, frutas, verduras, carnes, galinhas, ovos, mel, castanha, hambúrguer de caju e cosméticos à base de mel. Também foram expostos produtos utilizados na cultura agroecológica, como defensivos naturais, adubos sólidos e líquidos, sementes crioulas e mudas.

Fonte: Assessoria