Presidente fez anúncio durante homenagem ao centenário do cooperativismo no RN.

 Na homenagem da Assembleia Legislativa ao centenário do cooperativismo no Rio Grande do Norte, durante sessão solene realizada esta manhã (29), no plenário da Casa, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) anunciou a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. A atuação será destinada a promover o aprimoramento da legislação estadual, defendendo os interesses do cooperativismo e promovendo o seu desenvolvimento. Durante a solenidade, foi descerrada a placa homenageando a data e homenageadas dez personalidades potiguares que contribuíram para o fortalecimento do setor.

“Num mundo cada vez mais preocupado com a redução das desigualdades, o cooperativismo é o caminho ideal para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e feliz. Por isso, o sistema cooperativo é a ponte entre o mercado e o bem-estar coletivo, é o instrumento formidável para o desenvolvimento harmonioso. O cooperativismo pode contribuir decisivamente para que o Rio Grande do Norte consiga se transformar num Estado com maior geração de emprego e melhor distribuição de renda”, afirmou Ezequiel.

O presidente mencionou importantes nomes que colaboraram para a consolidação do cooperativismo no Estado, como o ex-governador José Cortez Pereira de Araújo, que criou o projeto de colonização de Serra do Mel, transformando em agro-vilas. Também foram homenageados o ex-senador José de Souza Martins (In Memoriam), Haroldo Abuana Osório (Presidente da Ceccope/RN), o médico Gley Nogueira Fernandes Gurjão, um dos criadores do sistema de cooperativas de médicos no RN, a Unimed; o professor Militino Leite da Cunha (In Memoriam), o ex-presidente da OCB/SESCOOP/RN, Geraldo José Antas; o professor e historiador Manoel Barbosa de Lucena; Francisco Rubens Lopes, funcionário da SESCOOP, e o engenheiro eletricista Roberto Coelho da Silva, presidente da OCB e da SESCOOP no Estado.