Na Câmara, Rogério parabeniza alunos do Metrópole Digital por prêmio em competição nacional

 

Um projeto desenvolvido por alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu o prêmio de melhor projeto de graduação na Competição Intel de Sistemas Embarcados 2015. A entrega da premiação ocorreu em Foz do Iguaçu, no início deste mês, durante a realização do V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering. Do plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) parabenizou os vencedores.“Quero fazer este registro com muita alegria para mostrar que a ciência, a tecnologia e a inovação são importantes para o desenvolvimento do país”, disse o parlamentar, que é criador e incentivador do Metrópole Digital, implantado com sucesso pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apenas pela atuação do tucano, o projeto já recebeu mais de R$ 45 milhões em emendas parlamentares.

Ao todo, foram submetidos 143 projetos, avaliados por um comitê que incluiu entre seus avaliadores um membro da Intel Corporation dos Estados Unidos. Chegaram à final apenas 33 projetos.O trabalho dos alunos da UFRN tem como título “Connected Garden: an Intelligent Garden” e realiza monitoramento e irrigação automatizada de jardins e hortas. Foi projetado para ser utilizado em jardins residenciais, principalmente voltado para ambientes fechados, com pouco ou nenhum espaço externo, como condomínios residenciais e prédios comerciais.

O sistema desenvolvido pelos alunos possui um conjunto de sensores para captar informações do ambiente, como temperatura ambiente, luminosidade, umidade do ar e umidade do solo e, baseado nessas informações, realiza a irrigação do solo e controle do ambiente, bem como notifica o usuário sobre o estado do jardim. O sistema dispõe de um aplicativo para dispositivos móveis e um aplicativo web para computador pessoal. Ambos podem ser acessados de qualquer local com acesso à Internet e o usuário pode monitorar o jardim e controlar a irrigação remotamente.

O Prêmio foi o financiamento pela Intel para um estudante membro da equipe representar o Brasil na competição “2016 Intel Embedded Cup”, na China. O professor orientador foi contemplado com uma viagem financiada pela Intel para participar do “2016 Intel Embedded Summit”, nos Estados Unidos.O projeto contemplado foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital e contou com uma equipe formada por 3 alunos de diferentes cursos: Bacharelado em Tecnologia da Informação; Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, sob a orientação de uma professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada.

A equipe é composta dos seguintes alunos: Raul Silveira Silva (BTI/IMD); Wanderson Ricardo de Medeiros (BCC/DIMAp); e Alysson Rafael Oliveira de Lima (BCT/EC&T), com orientação da professora Monica Magalhães Pereira, do DIMA

Fonte: Assessoria