Um Plano de Desenvolvimento Sustentável e a implementação de um “Hub Terrestre” em Parnamirim, terceira maior cidade do Rio Grande do Norte e uma das mais importantes na Região Metropolitana de Natal, serão discutidos, nesta segunda-feira (07), às 9h30, no Parque Aristófanes Fernandes, proposta pelo deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB).

Essas propostas estão sendo estudadas por um grupo de especialistas em planejamento estratégico, liderado pelo deputado, que observou condições técnicas ideais para a implantação de uma central logística e de transporte rodoviário (hub), em uma área próxima ao viaduto localizado na BR 101. A ideia é aproveitar a localização estratégica de Parnamirim (que fica na confluência de diversas rodovias, como as BRs 101 e 304, e de ferrovias), formando uma área geográfica de desenvolvimento, junto aos Portos de Natal e de Cabedelo-PB, e ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Segundo Carlos Augusto, poderia ser aproveitado um terreno pertencente à Datanorte, com 53 hectares, atualmente sem utilização, localizado em área próxima a BR-101, para que o poder público pudesse criar essa estrutura que serviria de ponto central de movimentação terrestre de cargas, assim como a ideia do hub aéreo da Latam, no Aeroporto Aluízio Alves.

O projeto, que segundo o parlamentar, já interessou ao governador Robinson Faria (PSD) e ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB), será explicado e debatido nesta audiência pública. “Nessa audiência, também vamos discutir a criação de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para Parnamirim, que precisa voltar a crescer e ser compensada pela perda do Aeroporto Augusto Severo. O Hub Terrestre seria uma forma inteligente e benéfica para fomentar a economia no município e também na Região Metropolitana de Natal”, explica o parlamentar. Quando estiver finalizado, o projeto deverá ser enviado ao Governo do Estado para análise e implementação.

Fonte: Assessoria