O Plano de Desenvolvimento Sustentável e a implementação de um “Hub Terrestre” em Parnamirim será elaborado por um grupo de trabalho formado por órgãos estaduais e municipais, consultorias econômicas, sociedade civil organizada, setor empresarial e demais agentes relacionados ao projeto. O encaminhamento foi feito na manhã desta segunda-feira (7), em audiência pública realizada para debater o tema, no Parque Aristófanes Fernandes, Parnamirim. A apresentação da proposta, feita pelo deputado e propositor da audiência, Carlos Augusto Maia (PTdoB), recebeu total apoio do setor empresarial e público.

O projeto de criação de um Hub Terrestre em Parnamirim tem o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). “A propositura do deputado Carlos Augusto Maia demonstra a reafirmação do nosso compromisso, como legisladores, com o crescimento econômico do Rio Grande do Norte, ao passo que serão discutidas medidas que poderão mudar significativamente uma das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Natal, a terceira maior de nosso Estado. Em um momento em que os indicadores industriais e econômicos não são favoráveis, precisamos de alternativas eficazes de recuperação e crescimento”, destacou.

Modelo semelhante ao sugerido para o Rio Grande do Norte já foi implementado em Porto Alegre há quase 40 anos. O gerente executivo do Porto Seco Transporte & Logística de Porto Alegre, Jackson Castro , apresentou o funcionamento da estrutura e destacou a localização geográfica do RN para esse objetivo. “Quando surgiu em Porto Alegre, a ideia era agilizar, resolver o problema de insfraestrutura e de trânsito. A proposta sugerida para cá é muito próximo a do complexo logístico de Zaragoza, na Espanha”, disse.

A perspectiva de transformar Parnamirim em um polo econômico, capaz de atrair grande número de empresas nos setores de transporte, indústria e serviços anima o empresariado potiguar. “A ideia do hub fora do porto é simplesmente genial. Resolve os problemas de logística que os empresários do estado enfrentam com as limitações do nosso porto”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo.

Projeto

O Hub Terrestre é um centro de atividades logísticas – concentração, processamento, fracionamento e distribuição de cargas, que envolve comércio e indústria de mercadorias e produtos em geral. Parnamirim tem vocação natural para essas atividades por conta localização geográfica, da proximidade da capital Natal e da posição estratégica em relação aos pontos de conexão aérea (aeroporto), marítima (portos), ferroviário (inclusive o VLT) e, sobretudo, terrestre pela confluência das principais rodovias – BRs 101, 304 e outras que se ligam a essas. Também pela disponibilidade de áreas com boa infraestrutura de energia, água, telefonia, internet e acessos.