Festival ANCORÁ acontece de 10 a 12 de dezembro em Cerro Corá.

Os arredores da nascente do Rio Potengi é terra de povo hospitaleiro, boa gastronomia e temperatura agradável: o cenário perfeito para levar a magia da sétima arte ao público. De 10 a 12 de dezembro, o município de Cerro Corá, localizado a 190 km da capital potiguar, recebe a segunda edição do Festival Ancorá – Curta Ambiental Nordeste Cerro Corá. Sob a temática “Água, Desafios e Sustentabilidade”, o festival será composto por mostras de curtas-metragens, sendo inclusos também os filmes produzidos nas oficinas de formação propostas pelo Festival. O evento também ressalta os problemas da seca e da importância da consciência ambiental através dos recursos da linguagem cinematográfica.

Além das exibições dos curtas, o Festival também promove debates entre os realizadores, profissionais do meio audiovisual e espectadores em geral, incluindo crianças e adultos. A população terá acesso gratuito a todos os eventos do Festival, que será realizado na Praça Central do Município.

O Festival é um Projeto da CASU Filmes e ONG Navima. Nesta segunda edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil, que é uma Joint Venture da Neoenergia com a Iberdrola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, Marinha do Brasil,  ABDeC/RN – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte, filiada à ABD Nacional e  Pousada Colina dos Flamboyants.

A equipe organizadora do festival é composta pelos cineastas Suerda Morais e Cássio Hazin, e pela bióloga Rose Dantas.  Através da temática desta edição, o evento, além de priorizar a consciência ambiental, busca fomentar a interiorização do cinema pelo RN, e Cerro Corá, assim como muitas cidades do interior do Brasil, teve seus momentos de glória com os cinemas de rua, fato inexistente nos dias atuais.

No mês de outubro, a equipe organizadora realizou a oficina de produção de audiovisual e palestras sobre energia sustentável e a sustentabilidade que reuniu mais de 50 estudantes das escolas estaduais e municipais de Cerro Corá, em um momento de teoria e prática sobre roteiro, orçamento, locação, filmagem, edição, pós-produção e exibição. Dentre os objetivos, o ANCORÁ visa fortalecer o desenvolvimento audiovisual no Estado do Rio Grande do Norte e proporcionar a inclusão social e a formação, através do cinema. Também pretende evidenciar a produção audiovisual potiguar; estimular os alunos da rede municipal a produzir curtas – metragens, tornando-os aptos a trabalhar como produtores e realizadores do audiovisual. O evento consolida e fortalece o movimento cultural do município, desde o momento em que absorve as várias linguagens e integra os agentes envolvidos neste importante projeto.

Fonte: Assessoria