Santuário de Santa Luzia: um projeto de Mossoró.

O projeto de construção do Santuário de Santa Luzia vem sendo debatido entre a Prefeitura de Mossoró, a sociedade e a igreja católica há exatos dois anos. Após a ideia ter sido lançada, em dezembro de 2013, já no início de 2014 o primeiro encontro entre o Poder Público e a Diocese foi realizado, no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência. Era o início dessa primeira etapa que se conclui hoje com a apresentação do projeto arquitetônico.

No dia 7 de fevereiro de 2014, o prefeito Francisco José Júnior recebeu na sede do Poder Executivo municipal representantes da Diocese de Mossoró, que entregaram ao gestor um ofício, formalizando o pedido de construção do Santuário e solicitando ainda a formação de uma comissão mista para analisar a viabilidade de edificação do monumento. Solicitação acatada e encaminhada para que a comissão pudesse, assim que o projeto estivesse pronto, participar da sua avaliação e do desenvolvimento das suas ações. Etapa que já começou a ser executada.

 

Também no mês de fevereiro, dia 18, durante a leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o prefeito Francisco José Júnior anunciou que a administração realizaria os primeiros estudos de viabilidade do projeto. Em 27 de agosto de 2014, o chefe do Executivo local se reuniu mais uma vez com representantes da Diocese e revelou que alguns estudos tinham sido finalizados, resultando na escolha da Serra Mossoró como local para a construção do Santuário, o que confirmava o desejo do local que havia sido destinado para estudo por todas as partes envolvidas no processo.

Na sequência, em 17 de setembro do ano passado, o prefeito Francisco José Júnior, o então pároco da Catedral de Santa Luzia, secretários e técnicos municipais e vereadores promoveram uma visita à Serra Mossoró. Seis dias depois, era realizada, no mesmo local, a missa que celebrou o Marco do Santuário.

Fonte: Assessoria