Justiça determina busca e apreensão na Semob e afasta secretário.

O Ministério Público Estadual, através das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público, deflagrou nesta quarta-feira (16), Operação DESMOB, em Mossoró. Por determinação judicial, o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, foi afastado do cargo. De acordo com informações do MPRN, divulgada via Twitter, a operação teve como objetivo desarticular grupo que recebia verbas salariais indevidas e excluía ilegalmente multas de trânsitos do sistema, na Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Mossoró.

Ao todo, a Operação cumpriu, com apoio de cinco equipes de Polícia Civil, 3 mandados de busca e apreensão, inclusive na sede da Semob, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró. O MP informou que foram realizadas conduções coercitivas dos 14 investigados e a suspensão do exercício da função pública de 6 servidores públicos.

Os nomes dos conduzidos para prestar esclarecimentos na sede do Ministério Público Estadual não foram divulgados, entretanto, sabe-se que o gerente de trânsito Luiz Correa e o próprio secretario Charlejandro Rustayne estão entre os conduzidos. O trabalho de investigação está sendo conduzido pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e, em Mossoró, teve o apoio do promotor de Justiça Fábio de Weimar Thé.

Segundo o órgão, as provas colhidas até o momento, apontam que o grupo, sob comando do secretário de Mobilidade Urbana, excluía multas de trânsito do sistema e recebia verbas por plantões não prestados, com fortes indícios da prática dos crimes, pelos investigados, de formação de quadrilha, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva, emprego irregular de verbas públicas e prevaricação. Eles também foram impedidos de entrar no prédio da SEMOB por determinação judicial. A Operação DESMOB conta com auxílio do Gaeco e da Polícia Civil no cumprimento dos mandados em Mossoró.

O prefeito Francisco José Júnior se pronunciou a respeito da Operação DESMOB, deflagrada pelo Ministério Público, e que resultou no afastamento do secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne e outros servidores. De acordo com o gestor, se confirmadas as irregularidades apontadas pela investigação do MP, o município irá punir os envolvidos.

Fonte: Ministério Público