Saúde orienta viajantes a eliminarem criadouros do Aedes

A Secretaria de Saúde de Mossoró orienta aos viajantes que reforcem o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus nesse período de férias e festas de fim de ano. Antes de saírem de suas casas, os moradores devem fazer uma vistoria em todos os locais do imóvel com objetivo de eliminar recipientes que possam acumular água e que favoreçam a proliferação do vetor.

Os viajantes devem tomar cuidados simples para não deixar água parada em seus imóveis, como tampar todos os depósitos que estejam a céu aberto (com ou sem água), manter vaso sanitário e ralo de esgoto tampados, manter a caixa d’água fechada, colocar pneus em locais cobertos, ter cuidado para colocar o lixo em local fechado, colocar areia em vasos de planta e manter a piscina em tratamento adequado.

De acordo com Tereza Cristina, técnica da Vigilância à Saúde, outra orientação é de que a população solicite uma vistoria do agente, caso o imóvel passe muito tempo fechado. “O Município tem 161 agentes para auxiliar à população no combate ao vetor. Caso algum morador deixe a casa vazia por muito tempo, ele pode entrar em contato com o setor e agendar um horário para o profissional vistoriar sua casa”, aconselha.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, afirma que qualquer pessoa, independente de morar em casa ou apartamento, deve fazer a vistoria. “O ciclo de reprodução do mosquito leva de 5 a 10 dias. Por isso é importante reforçar a atenção mesmo em período de viagens curtas”, relata. Para entrar em contato com o setor responsável, a população pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) por meio do telefone (84) 3315-4833, que funciona em horário comercial, para fazer denúncia, dar sugestões ou buscar informações.

Fonte; Assessoria