Unidades de Saúde disponibilizam vacina contra febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando vacina contra febre amarela em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização, recomendada a pessoas que vão viajar a áreas consideradas endêmicas, especialmente o norte do país, deve acontecer 10 dias antes da viagem.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), não há presença do vírus em Mossoró, mas a vacina deve ser procurada por todas as pessoas que viajarão a áreas endêmicas. “A febre amarela é considerada erradicada na zona urbana há mais de 70 anos em todo o país. A eliminação do vírus foi possível graças à mobilização em prol da vacina contra a doença”, relata a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz. A febre amarela é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. “A vacina é recomendada pela Organização Mundial de Saúde somente uma vez ao ano”, lembra Karla Cartaxo, coordenadora do CCZ.

Suspeita de caso no RN

A recomendação da Secretaria de Saúde de Mossoró é reforçada devido à suspeita de morte por febre amarela na cidade de Natal (RN). Segundo a Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP), o caso está sendo investigado pelo Ministério da Saúde, Sesap e Secretaria de Saúde de Natal. De acordo com órgãos de saúde do Estado, ainda não há confirmação da presença do vírus no Estado.

Unidades de saúde que dispõem de vacina contra febre amarela:

– UBS José Fernandes (bairro: Lagoa do Mato) – Toda segunda-feira à tarde – Tel.: 3315-4869

– UBS Conchita Ciarlini (Abolição II) – Toda quarta-feira à tarde – Tel.: 3315-4866

– UBS Lucas Benjamim (Abolição III) – Toda terça-feira à tarde – Tel.: 3315-4867

– Centro Clínico Evangélico (Centro) – Toda quinta-feira à tarde – Tel.: 3321-1458

– UBS Maria Soares (Alto de São Manoel) – Toda sexta-feira pela manhã – Tel.: 3315-4870