Agentes de Trânsito recebem capacitação para mediação.

Grupo de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana participa de curso de capacitação para atuar como mediadores e conciliadores em casos de acidentes de trânsito sem vítimas. A capacitação acontece através de parceria da Semob com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN).

Um dos principais objetivos do TJ/RN em capacitar os agentes de trânsito é desafogar o setor judiciário com processos relacionados a acidentes de trânsito. O Curso de Mediação e Conciliação acontece na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), das 8h às 12 e das 14h às 17h. A capacitação começou ontem, 19, e termina hoje, 20. A partir da quinta-feira, 21, os 15 agentes capacitados já poderão atuar nessa nova função.

 

De acordo com Marcondes da Silva, um dos agentes participantes da capacitação, a atuação dos agentes medidadores se dará no próprio local do acidente ou na sede do Fórum. A equipe de agentes será encaminhada para fazer o Boletim de Acidente de Trânsito e declarar o responsável pelo dano. A partir disso, será intermediado e formalizado um acordo, que deve ser firmado pelas partes e, posteriormente, homologado judicialmente.

“A partir desta quinta, já vamos fazer esse novo serviço. É uma forma de agilizar o processo e beneficiar a população. Temos um veículo próprio para realização da conciliação dos envolvidos nos acidentes. A população ganha agilidade e eficiência com esse novo serviço dos agentes”, comenta Marcondes Silva.