A Vigilância à Saúde realizou mutirão de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, na manhã desta sexta-feira, 22. A mobilização aconteceu no bairro Planalto e comunidade Alagados, com apoio dos agentes de endemias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Marques da Silva, situada no conjunto Alameda dos Cajueiros.

De acordo com Sandro de Medeiros, supervisor-geral do Programa de Controle do Aedes aegypti em Mossoró, alguns pontos dessas localidades apresentam índice de infestação predial de 20% — de cada 100 casas, 20 possuem focos do mosquito. O dado é preocupante e evidencia a importância de a sociedade se engajar no combate ao mosquito. “A partir da orientação dos agentes de endemias, é importante que as comunidades atuem para conter o mosquito”, alerta.

 

Nesta sexta-feira, os agentes de endemias realizaram inspeção, eliminação de focos e orientação quanto aos cuidados que devem ser empregados pela população. A recomendação é que os moradores continuem a promover medidas simples, como vedação de recipientes, bem como evitar acúmulo de água em pneus. “Precisamos evitar o acúmulo de água para conter a proliferação do mosquito e a incidência de doenças. Eu faço minha parte. Lavo as vasilhas dos animais e deixo os recipientes tampados, tudo para evitar maiores problemas”, declarou a dona de casa Sueleide Soares, que teve a residência visitada durante a manhã.

Apesar de a batalha contra o mosquito estar anunciada em todo o país, algumas pessoas ainda impedem o trabalho dos agentes. “Ainda existe resistência que nos impede de entrar em alguns lares. A população precisa se conscientizar mais”, disse o supervisor de áreas, Rozeilton Alves. Sandro Elias ressaltou que o Município dispõe de um telefone (3315-4833) para eventuais agendamentos voltados a inspeções em locais, como casas abandonadas que estejam favorecendo a reprodução do Aedes aegypti.

O mutirão se concentrou em sete ruas: Martins Júnior e Avenida Oliveira Neto, na comunidade Alagados; e ruas Antônio Barroso, João Antônio de Maria Sobrinho, Expedito Florêncio, Deputado Gastão Mariz e Leonir Nunes, no bairro Planalto. Um segundo mutirão será realizado na comunidade Maisa, zona rural de Mossoró, na sexta-feira, 29, das 7h30 às 11h.