Governador realiza abertura oficial da 21ª Feira Internacional de Artesanato.

 

O governador Robinson Faria realizou a abertura oficial da 21ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece no Centro de Convenções de Natal, até o dia 31 deste mês. O evento conta 385 estandes, do quais 285 são de artesãos potiguares. “O nosso governo segurou nas mãos do artesão. E isso está demonstrado em números. Para o próximo ano, esperamos expandir ainda mais o evento e termos mais resultados positivos para apresentar aqui”, afirmou o governador, após ouvir um balanço feito pela titular da Secretaria do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Julianne Faria.

A Sethas, através do Programa Estadual de Artesanato (Proart), desenvolve ações que propiciam a valorização, garante a divulgação e facilitam a comercialização dos trabalhos realizados por artesãos potiguares, sejam eles independentes ou vinculados a associações, cooperativas e grupos de produções. “É importante destacar nossa parceria com a Fiart, que está ainda mais fortalecida nesta edição. Neste ano, nós temos a alegria de comemorar a duplicação do número de potiguares em relação a 2015. E comparando com 2014, a diferença é ainda maior: praticamente triplicamos”, salientou Julianne.

 

A secretária ainda falou do apoio dado ao artesanato durante todo o ano. Só em 2015, afirmou a secretária, foram beneficiados com um programa de microcrédito celebrado entre a secretaria e a Agência de Fomento do RN (AGN) 1.350 artesãos, o que totalizou um investimento estimado em R$ 5 milhões. Além disso, foram realizadas cerca de 150 feiras, o que beneficia mais de 1 mil artesãos.

Entre os projetos do governo para o segmento, ainda tem a instalação de sete centrais de comercialização do artesanato espalhadas pelo estado e a implantação da Escola do Artesão no Papódromo, no Centro administrativo.Também participaram da solenidade, entre várias autoridades, a senadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, o vereador Hugo Manso, as secretárias de Política para s Mulheres, Tereza Freire, e da Juventude, Divaneide Basílio, além do secretário de Articulação Política, Hudson Brito, do superintendente do Sebrae, Zeca Melo, e do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

 

OPORTUNIDADE

A Fiart é uma importante vitrine para artesãos e artistas plásticos potiguares. E neste evento, Marcelo Moraes, 43 anos, encontrou uma oportunidade para apresentar definitivamente sua marca ao mercado. “A Garapeira Design utiliza madeiras de reuso, desde pallets até carretéis de fiação, para dar forma a luminárias, painéis decorativos, brinquedos e móveis”, explicou o artesão, que afirmou já ter recebido algumas encomendas na feira. “As luminárias são as peças mais vendidas, pelo seu design inovador, como as intituladas “grua” e “blocks”. Mas a poltrona “Pac Man”, moldada em um carretel de madeira, também chama bastante atenção”, destacou.

Ubiracy Nóbrega, 40 anos, natural de Jardim do Seridó, já trabalha há mais de uma década com artesanato. Por isso, sabe bem a importância de eventos como a Fiart. “Se não tiverem espaços como este, não temos como divulgar o nosso trabalho. E o movimento tem sido muito bom. Está muito legal”, afirmou. Sua marca é a Nóbregas Artes e sua especialidade são as mandalas.

Fonte: Assessoria