A vice-prefeita de Natal e ex-governadora, Vilma Maria de Faria, anunciou no início da tarde desta terça-feira (02), através de sua conta no Twiiter, a sua saída do Partido Socialista Brasileiro – PSB. Ela iniciou lembrando a perda de Eduardo Campus “A perda trágica e repentina de Eduardo Campos, em 2014, deixou um vazio político no país – e o PSB acéfalo. A nova direção nacional do partido, composta sem muita discussão, não tem conseguido manter a estatura a que tínhamos chegado. Os últimos acontecimentos, voltados para a recomposição do partido no RN e em outros estados, demonstram que o PSB que ajudei a construir, aquele PSB de Eduardo Campos, Miguel Arraes, Roberto Amaral, de Luiza Erundina e tantos outros companheiros valorosos, não existe mais! Deu lugar a uma sigla pautada p/ práticas antidemocráticas c/ as quais n me identifico e n vejo respeitadas suas afirmações programáticas“, disse.

Vilma de Faria, disse que sempre foi a favor da entrada de novos quadros e lideranças no PSB, e que ela mesma promoveu crescimento da legenda. Outra que nunca fechou questão com relação a permanência na presidência do partido. “Sempre fui a favor da vinda de novos quadros e lideranças. Eu mesma promovi crescimento que nos levou a ser um dos maiores partidos do RN. E nunca fechei questão sobre permanência na direção estadual. O que não se pode aceitar é a forma `kafkiana’ – desrespeitosa, sem diálogo, com atropelos e com imposições inimagináveis com que um grupo local armou, com inexplicável respaldo da presidência nacional para apropriar-se do partido no nosso estado. Pessoas sem qualquer identidade programática nem compromisso com as nossas bases e que agiram de forma oportunista, aproveitando o exato momento em que me submeti a um tratamento de saúde!“, relatou.

A ex-governadora anunciou sua saída da legenda. “Diante dessa situação, não me resta alternativa a não ser retirar-me do partido e conclamar meus companheiros a fazerem o mesmo. Se os atuais dirigentes do PSB não têm compromisso com sua história, tenho com a minha. Nunca fui de ceder a arranjos nem de aceitar imposições. Deixo o partido que ajudei a construir – com 4 mandatos de prefeito de Natal e 2 de governador do RN – para preservar uma história de vida dedicada ao bem comum dos norte-rio-grandenses. Nos próximos dias estarei em entendimentos com os nossos companheiros de luta com as lideranças de todo o estado, e com os diversos partidos que respeitosamente nos abrem as portas“, anunciou.

Por fim, Vilma de Faria, não diz em qual legenda vai se filiar, mas, confirma que já existem convites. “Após, anunciarei o caminho que vamos seguir, cujo rumo será, sempre, o da correção, lealdade e construção de um RN melhor para se viver. Estou tranquila e convicta de que estamos tomando a melhor decisão para meus correligionários, meus companheiros e para o povo do RN. O ano de 2016 será de muitas lutas. E essa decisão é primeiro passo ousado de independência e reafirmação da nossa coragem para seguir em frente!“