Município reforçará pedido de verbas para combate ao Aedes

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Defesa Civil e da Procuradoria Geral do Município se reuniram na manhã desta quinta-feira, 4, para traçar estratégias de reforçar o pedido de verbas ao Governo Federal para intensificar as ações contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Na reunião, ficou acordado que o Município reforçará, junto ao Ministério da Integração Nacional e ao Ministério da Saúde, por meio de um documento e através de reuniões com representantes do Governo Federal, a necessidade de intensificar as ações contra o mosquito.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, lembrou que o Município já solicitou um recurso financeiro de R$ 19 milhões à União para ampliar as ações de Saúde e Serviços Urbanos. “Nós vamos insistir na necessidade desse recurso. Mossoró faz o dever de casa, mas precisa de mais verbas para combater o Aedes”, afirma.

Entre os argumentos usados na elaboração do documento está o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, que mede a infestação do vetor no município, que é de 5.7, enquanto o número aconselhado pelo Ministério da Saúde é de 1. “Nas próximas semanas, vamos retornar a Brasília e nos reuniremos com autoridades da saúde. Será uma oportunidade para reforçarmos nosso pedido”, conclui a secretária.