Probec alerta sobre combate ao Aedes Aegypti como ato de cidadania.

O Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec alerta sobre a responsabilidade de cada cidadão no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “A responsabilidade começa dentro de casa”. É hora de utilizar os dizeres e fazer algo pela sociedade e por si. Unir-se em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti está entre as grandes prioridades e desafios atuais da sociedade contemporânea tecnológica. Em um mundo cada vez mais evoluído, o combate e as medidas ‘analógicas’ são a chave da prevenção.

Antes, conhecido por transmitir a Dengue, o mosquito-vilão também causa febre Chikungunha e Zika vírus. As doenças mais comentadas nos últimos meses no Brasil e, a sua prevenção, está nos preceitos básicos de limpeza e vigília dos lares. A maneira com a qual se deixa garrafas, vasilhas, plantas, pneus, móveis descartados entre outras armazenagens, faz toda a diferença no combate ao Aedes aegypti. O transmissor tem como principal forma de reprodução a água parada limpa ou pouco poluída, condições favoráveis para por os ovos e proliferação.

A doença zika está circulando em cerca de 30 países, entre os principais, os da América Latina e Caribe, na América Central. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil já são 3.935 casos notificados/investigados, especificamente, os que acarretaram a microcefalia. A região Nordeste, destaque-se pelos ‘surtos’ acometidos, preocupando a todos, além da possível relação do vírus com outras doenças, como a síndrome de Guillain-Barré (doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso provocando perdas motoras e paralisia flácida) e os meios de transmissão que não somente da própria picada do mosquito.

A erradicação depende de todos. Responsabilidade e conscientização são os maiores aliados ao combate. Viste: www.probec.com.br