Terça-feira tem debate com os candidatos à reitoria da Ufersa.

 

Os três candidatos que disputam a reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido se enfrentarão nesta terça-feira, 29 de março, no primeiro debate público. Será a partir das 18h, no Ginásio de Esportes da Ufersa Mossoró. O debate é uma ação conjunta do SINTEST-RN/UFERSA, ADUFERSA e DCE.

Os professores Francisco Odolberto, José de Arimatea e Ludimilla Oliveira também vão expor as propostas de gestão para as comunidades acadêmicas de Pau dos Ferros, no dia 31; Angicos, no dia 04 de abril e, Caraúbas, no dia 06. O debate em Pau dos Ferros e Angicos terá início às 15 horas e, o de Angicos, às 9 horas da manhã. As regras para o ciclo de debates foram amplamente discutidas pelos representantes das três entidades promotoras, bem como pela assessoria dos candidatos que disputam a reitoria da UFERSA.

As normas para o ciclo de debates para a consulta a reitor/a e seus respectivos vices, foram aprovadas por unanimidades por todos os representantes das candidaturas à reitoria. Ao todo, serão 05 blocos. O primeiro destinado à apresentação das chapas, com tempo de 5 minutos para cada candidato. A ordem inicial será feita mediante sorteio, podendo fazer uso da palavra tanto o candidato a reitor/a quanto o vice. O segundo bloco será para discussão temática entre os candidatos. Tantos os temas, quanto à ordem de quem e para quem faz a pergunta será mediante sorteio. Cada candidato terá direito a fazer e responder a uma única pergunta, sendo garantida réplica e tréplica. O tema só poderá ser explorado em uma rodada, na rodada seguinte deverá ser sorteado outro tema. As perguntas deverão ser direcionadas pelos temas: assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura e gestão de pessoas. Não será permitido questionamentos sobre a vida pessoal, bem como acusações a integridade moral dos candidatos.

Antes de passar para o terceiro bloco, o debate terá um intervalo de 10 minutos. Nesse tempo, os candidatos poderão descer do palco para se reunirem com as suas coordenações de campanha. Neste momento será o prazo final para que os participantes possam depositar sua pergunta na urna destinada para esse fim. As perguntas do público deverão ser feitas em formulário padrão disponibilizados pela organização. O terceiro bloco é destinado para as perguntas das entidades de classes, ou seja, o SINTEST-RN/UFERSA, a ADUFERSA e o DCE. Cada entidade fará uma pergunta escrita para cada candidato, que responderão por ordem de sorteio. O tempo para a resposta será de 3 minutos por pergunta.

O quarto bloco será destinado à participação da comunidade. Serão sorteadas três perguntas do público que foram encaminhadas por escrito. Cada candidato responderá a mesma pergunta por ordem de sorteio, com 3 minutos para a resposta. O quinto e último bloco será destinado às considerações finais de cada chapa. Nesse bloco, a exemplo do primeiro, os candidatos a vice-reitor poderão fazer o uso da palavra, sendo destinados 5 minutos para cada chapa.

As entidades promotoras do ciclo de debates pontuaram algumas regras que devem ser rigorosamente seguidas pelos participantes. Uma comissão formada por um membro do SINTEST-RN/UFERSA, ADUFERSA e DCE será responsável por julgar os pedidos de direitos de resposta e demais solicitações dos candidatos no decorrer do debate, além de auxiliar o mediador. O candidato a que venham sofrer algum tipo de ofensa de natureza moral ou ideológica terá um minuto para a sua defesa. Os mediadores serão formados por pessoas externas da comunidade universitária da UFERSA.

Outra regra é que caberá ao mediador indeferir perguntas impertinentes ou de cunho pessoal; evitar alterações entre os candidatos e entre estes e a plenária e vice-versa; censurar o uso de expressões injuriosas e depreciativas da imagem de membros e candidatos da UFERSA; solicitar da plenária contenção em manifestações consideradas inoportunas; interferir na condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra; e efetuar os sorteios da ordem das falas dos candidatos durante o debate.

O SINTEST-RN/UFERSA também vai promover no campus central, em Mossoró, encontros individuais dos candidatos com os servidores técnico-administrativos. Todo processo, dos debates e das sabatinas, foi organizado com ampla transparência sem benefícios prioritários a nenhum dos candidatos. Especificamente com relação as sabatinas, o SINTEST-RN/UFERSA encaminhou aos três candidatos à reitoria uma pauta com 35 pontos relativos aos técnico-administrativos.

O primeiro encontro será com o candidato Francisco Odolberto, na próxima quarta-feira, dia 30. O segundo encontro será com a candidata Ludimilla Oliveira, no dia 05 de abril e, encerrando as sabatinas o candidato José de Arimatea, no dia 07 de abril. Todos os encontros vão acontecer às 8:30h da manhã, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC.