O prefeito Francisco José Jr. participou, na manhã desta terça-feira, 29, da abertura oficial do Programa Conexão Prevenção, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, bairro Nova Betânia. A iniciativa pretende formar professores do Município e do Estado, além de profissionais da saúde, para intensificar ações de prevenção ao uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas. A capacitação, que se estenderá até o dia 1º de abril, está sendo realizada, por meio do projeto “Diga Sim à Vida”, do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

A formação trabalha dois eixos denominados de “Jogo Elos” e “#TamoJunto”. O Jogo Elos é voltado para crianças entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de habilidades de proteção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas nos ambientes escolar e familiar.

O #Tamo Junto é uma estratégia de prevenção ao uso de drogas realizada por professores, de caráter organizado e interativo, que estimula diálogos constantes e atividades lúdicas que integram elementos de estilo de vida dos adolescentes.

 

Após a formação, inicialmente, as metodologias serão aplicadas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professor Alexandre Linhares, bairro Bom Pastor; Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, bairro Santo Antônio; Escola Municipal José Benjamim, Planalto 13 de maio; e Escola Municipal Heloísa Leão de Moura, bairro Bom Jesus.

Profissionais das escolas estaduais José Nogueira, Everton Cortez, José de Freitas e Francisco de Medeiros também serão capacitados para implementar o programa.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo Municipal salientou que o Conexão Prevenção vai transformar o destino de muitos jovens e enfatizou a importância dos profissionais da educação como agentes multiplicadores de informações. A Prefeitura Municipal de Mossoró aderiu ao programa Conexão Preventiva em 2014, mediante parceria com o Ministério do Público do Estado do Rio Grande do Norte, através do Projeto Transformando Destinos.

“Nossos profissionais da educação serão multiplicadores de informações que fomentam a prevenção às drogas e outros vícios. Essa parceria com o Ministério Público e Governo do Estado mostra que estamos preocupados em combater às drogas e fico feliz em ver nossa gestão empenhada neste projeto. Confio muito na Rede Municipal de Ensino e sei que nossos professores fazem tudo com muito amor. Com amor, sempre fazemos o melhor”, declarou.

O promotor Olegário Gurgel também participou da abertura e agradeceu a contribuição da Prefeitura para as ações do Conexão Prevenção. “Trabalhar o homem é um desafio imenso e, com nossa atuação, podemos construir uma Mossoró mais preparada para o futuro. Por isso, agradeço a força que o Município tem empenhado para o desenvolvimento do Conexão Prevenção. Muitas pessoas estão atuando em torno dessa capacitação, o que, certamente, faz a diferença”, disse.

A Secretária Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, Irenice de Fátima, o secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Alvibá Gomes, a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Glaudionora Silveira, e a coordenadora de Programas de Prevenção da FioCruz/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Andréa Leite, participaram da solenidade. A Secretaria Municipal da Saúde e a 12ª Diretoria Regional de Educação e da Cultura (DIREC) também foram representadas.

Fonte: Assessoria