A Secretaria Municipal de Saúde apresentou a sua experiência nas ações de combate ao Aedes aegypti a 14 municípios do RN na manhã desta terça-feira, 12. O encontro aconteceu na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e reuniu profissionais do Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica- PROVAB. De acordo com a médica Jacira Arlene, o momento foi importante para compartilhar informações sobre o mosquito que transmite o vírus da Zika, causador da microcefalia. “Nós buscamos uma experiência exitosa no combate ao Aedes e a Secretaria de Saúde de Mossoró possui um trabalho interessante nas atividades de mobilização contra o mosquito, que pode ser compartilhado com outros municípios”, afirmou.

Segundo a coordenadora dos agentes de endemias, Tereza Cristina, um projeto exitoso da pasta que não traz custos aos municípios é o Programa Reunião nas Calçadas, apresentado na palestra desta terça. “Os moradores, unidos aos agentes se reúnem para conversar sobre a adoção e permanência das ações de combate ao mosquito, como a eliminação de recipientes que acumulem água parada. A partir daí, são feitas vistorias nas casas para destruir criadouros do vetor”, orientou.

O objetivo do encontro foi reunir profissionais de saúde para buscar experiências exitosas no combate ao Aedes aegypti e discutir políticas relativas às gestantes e crianças com microcefalia. A Secretaria de Saúde de Mossoró ficou responsável por apresentar sua experiência nas medidas de prevenção e combate ao vetor.