Com mais de 77 mil espectadores ao longo dos oito anos de atividade, o Encontro de Dança chega à edição 2016 em Natal e, neste ano, com mais novidades: Parnamirim também será palco para a dança contemporânea. A partir do dia 26 deste mês a 1º de maio, espetáculos, oficinas, intervenções e debates gratuitos rechearão o cenário cultural do Estado, contribuindo para a capacitação técnica de artistas, grupos e companhias, além de ampliar a visibilidade das produções locais.

Patrocinadores e apoios como o Programa Djalma Maranhão – Prefeitura de Natal -, Prefeitura de Parnamirim, Unimed Natal, Rifólis Praia Hotel, Visual Praia Hotel, Manary Hotel e Esmeralda Praia Hotel, além do Governo do Rio Grande do Norte – Lei Câmara Cascudo -, Rio Center; realização Natal Cultural e Espaço Vivo Produções e parceria cultural com Vivadança – Festival de Stuugart tornam possíveis os Encontros e impulsos à formação da plateia, onde reforçam conexões e promovem o diálogo em prol da arte.

O Encontro funciona como a sinapse da dança, um verdadeiro local de contato para a transmissão de conhecimento e intercâmbio entre as companhias de dança contemporânea. Já reuniu cerca de 6.200 técnicos e artistas, desenvolvendo 382 ações em seis cidades e abarca dançarinos nacionais e internacionais.

Um espaço onde companhias locais ganham destaque. Para esta edição, seis foram selecionadas através de inscrições para a Mostra Potiguar de Dança, que acontece no âmbito da programação. Domínio Cia de Dança, com o espetáculo #saudade; Mais Uma Cia de Dança, apresentando PIB – Produto Interno Bruto; Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM), com Um de Nós; Cia Entre Nós Coletivo de Criação, encenando Entre Nós; Balé da Cidade do Natal, em O que abrigo de ti e Cia Gira Dança, interpretando A Cura.

Além dessas companhias passarão pelo Encontro, Ahila Ratnamohan (Austrália), os espetáculos La Wagner (Argentina), Escrito Absurdo (Colômbia/México), Solos de Stuttgart (Alemanha), Tempo Singular com Virtual Companhia de Dança (São Paulo), Cia Quasar (GO) e muito mais com oficinas e debates em espaços como Barracão Clowns, Casa da Ribeira, Teatro Riachuelo e Cine Teatro de Parnamirim.

Fonte: Assessoria