A Prefeitura de Mossoró e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inauguram amanhã, 23, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade de abertura está marcada para as 16h, no SVO, situado na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Uern.

O serviço atenderá mais de 60 cidades do interior do Rio Grande do Norte. Será o segundo SVO do Estado e o primeiro do RN a ser mantido com recursos de um governo municipal. O equipamento investigará causas de mortes desconhecidas ou mal definidas, a fim de aperfeiçoar o quadro epidemiológico do município. A estrutura funcionará na FACS e também servirá para ministração de aulas da instituição.

A unidade receberá óbitos no horário das 8h às 12h. “A partir das investigações, será possível, por exemplo, prever epidemias e surtos e tomar medidas de prevenção e combate a essas doenças. Hoje, se alguém precisar da investigação, terá que encaminhar para Natal, que atende todo o estado. O SVO municipal atenderá não só Mossoró, a partir de amanhã, como também de diversas cidades do interior”, pontua a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz

O equipamento contará com assistentes sociais, técnicos de necropsia, patologistas, histopatologistas e técnicos do administrativo. Os casos de mortes violentas ou suspeitas continuarão sob a responsabilidade do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).

A solenidade desta terça terá a presença do prefeito Francisco José Júnior; do reitor da Uern, Pedro Fernandes Ribeiro Neto; da secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz; do diretor do SVO, Richardson Fagner; e de representantes de clínicas e hospitais, além de estudantes de cursos de saúde da UERN.