Ufersa e SEBRAE ampliam Programa de consultoria para os Campi.

 

O Projeto Consultores Universitários, uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, implementado na Ufersa no curso de Administração no semestre de 2014.2, agora, no semestre de 2016.1, se expande para seis novos cursos da instituição e dos Campi. O projeto será desenvolvido nos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de petróleo, Engenharia de Produção da Ufersa Mossoró, Ciência e Tecnologia de Pau dos Ferros e Caraúbas e, Engenharia de Produção, de Angicos.

O projeto trata-se da realização de diagnósticos empresariais e formulação de planos de ação para micro empresas, nos quais indicarão propostas de ação que os alunos possam auxiliar os empresários, junto com orientações do SEBRAE, possibilitando, assim, a atuação dos estudantes como consultores universitários por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras.

Os universitários serão capacitados para aplicarem diagnósticos empresariais e elaborar planos de ação com vistas à resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades organizacionais, além de oportunizar o contato dos estudantes com o ambiente empresarial, aliando o aprendizado teórico com a aplicação na vivência prática.

Para a realização do projeto os universitários participam de dois cursos oferecidos pelo SEBRAE: Aprender a Empreender (16h) e, Iniciando um Pequeno Grande Negócio (30h), ambos na modalidade EAD, tendo em vista a necessidade de preparação conceitual para o desempenho das atividades de diagnóstico empresarial e formatação de plano de ação.

Para a realização das consultorias são formadas equipes de até três estudantes, a fim de fazer um diagnóstico, nesta fase, os alunos identificam o que pode ser melhorado dentro da empresa, depois é elaborado um Plano de Ação com a execução de estratégias para sanar e também desenvolver as potencialidades de cada empresa estudada. Ao final do semestre é feito um relatório que é apresentado a uma banca de professores e consultores do SEBRAE para avaliação. A equipe com melhor desempenho é contemplada com cursos extracurriculares de capacitação.

Fonte: Assessoria