A Prefeitura de Mossoró lançou, na manhã desta sexta-feira, 17, a 3ª edição do projeto ‘Nas Ondas da Leitura’, que este ano atenderá alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental do Município. Também foi apresentado o livro ‘Uma Botija de Talentos e Meimundo de Histórias’, reunindo os melhores textos de estudantes do 6º ao 9º ano que participaram do projeto em 2014.

Durante a cerimônia de lançamento, foi realizada a entrega simbólica dos novos kits compostos por mochila, seis livros (títulos de literatura infantil e de leitura e escrita), além de um diário. Na oportunidade, ainda houve apresentação de estudantes e do poeta Antônio Francisco, como também sessão de autógrafos dos alunos que expuseram seus trabalhos no projeto.

O ‘Nas Ondas da Leitura’ é uma proposta pedagógica da Editora IMEPH, que visa mobilizar alunos e professores para juntos descobrirem o exercício da leitura e da escrita como construção criativa, partilhada, significativa, lúdica e prazerosa.

 “O objetivo é despertar nos alunos a vontade de ler, a fim de favorecer a aquisição da competência leitora e da capacidade de produção escrita em exercícios sistemáticos e planejados”, disse Maria Elma da Cunha, gerente executiva pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE).

A partir do recebimento dos kits, os alunos atendidos vão se aproximar do universo da literatura e, ao final deste ano letivo, haverá seleção de textos para publicação de mais um livro. A estudante do 9º ano na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, Gislayne Vitória, participou das atividades em 2014 e teve o poema ‘Pegando uma Onda’ selecionado para integrar o livro da referida edição.

“Eu não tinha ideia de como a leitura seria importante em minha vida. Observo que, a partir do contato com a leitura, nos tornamos pessoas melhores. A aproximação com livros influenciou na formação da pessoa que hoje sou”, salientou.

O prefeito Francisco José Júnior também enalteceu o papel da leitura no processo educacional. “A leitura estimula a concentração, raciocínio, memória e escrita. É uma preparação para vida. Nossas escolas estão de parabéns pelo ‘Nas Ondas da Leitura’, que reforça a formação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino”, frisou.

 A aluna Grasiele Oliveira, 10 anos, cursa o 5º ano na Escola Municipal Joaquim Felício de Moura. A estudante aprovou o kit disponibilizado pela Prefeitura. “Leio sempre e vou aproveitar as publicações que recebi através do Nas Ondas da Leitura”, enfatizou.

Para a titular da Semece, Glaudionora da Silveira, o projeto veio fortalecer a atuação dos profissionais da pasta. “É uma iniciativa riquíssima. Um investimento na formação educacional dos nossos estudantes”, pontuou.

Também estiverem presentes na solenidade a secretária executiva de Gestão da Rede Municipal de Ensino, Mariza Pinto, e o jornalista e poeta Crispiniano Neto.

VEJA MAIS IMAGENS EM NOSSO FACEBOOK : https://www.facebook.com/paduacampos

Fonte: Assessoria