Em Parnamirim, PF prende ex-secretário Naur Ferreira por corrupção e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), na Região Metropolitana de Natal, a Operação Pequeno Rio, com o objetivo de apurar atos de corrupção e lavagem de dinheiro atribuídos a um ex-secretário de Parnamirim/RN, identificado como Naur Ferreira, que se apresenta como pré-candidato a prefeitura da cidade, além de reunir provas de corrupção ativa, relacionadas a contratos diversos celebrados entre empresas e o referido município.

Na ação, a PF mobilizou 65 policiais e está cumprindo 13 mandados judiciais de busca e apreensão em Natal e São Paulo. A investigação teve início com a notícia de que o então secretário apresentava um patrimônio expressivo e incompatível com os seus rendimentos. Como a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público daquela cidade já havia instaurado um procedimento investigativo sobre o caso, a Polícia Federal obteve o compartilhamento de dados com o Ministério Público do RN.

Além disso, a PF reuniu indícios de corrupção passiva do investigado, supostamente praticada no interesse de uma empresa contratada pelo município de Parnamirim, a partir de repasses de recursos federais. A apuração preliminar confirmou as suspeitas, tendo ainda sido constatado que parte dos bens do ex-secretário estaria em nome de terceiros.

Com a instauração do inquérito policial, ao longo da investigação, surgiram evidências de que o investigado também recebia vantagem indevida de outras fontes, com certa regularidade. O batismo da operação, traduzido da expressão “Paranãmirim”, em tupiguarani, é alusivo ao significado do nome da cidade onde ocorreram os fatos, “Pequeno Rio”.

Fonte: Tribuna do Norte