A seleção brasileira precisava de uma atuação convincente para apagar a má impressão deixada na estreia da Olimpíada. Passou bem longe disso. O Mané Garrincha, em Brasília, foi novamente palco de um desastroso empate em 0 a 0, desta vez contra o inexpressivo Iraque. Com um time desorganizado, ansioso e fora de sintonia – Neymar e Gabriel Jesus, as duas principais esperanças, foram péssimos – o Brasil completou 180 minutos sem marcar gols na Rio-2016. Saiu vaiado e aos gritos de “Marta”, a estrela da seleção de futebol que encanta, a feminina.

Agora, terá que vencer a Dinamarca, dia 10, na Fonte Nova, em Salvador, para evitar mais um vexame histórico.Se não vencer a partida, o time estará desclassificado da Olimpíada. Na última quinta-feira (4), a seleção enfrentou a África do Sul, e a partida também terminou em 0 a 0.

A vitória da Dinamarca na preliminar – 1 a 0 sobre a África do Sul – colocou ainda mais pressão na equipe anfitriã antes da partida. E apesar de melhorar o rendimento em relação ao jogo contra os africanos, o drama das finalizações persistiu. Gabriel Jesus, mais uma vez, errou quase tudo que tentou, inclusive duas chances claras de gol na primeira etapa. Gabriel Barbosa estava mais aceso e levantou a torcida com dribles e até balançou as redes na única chance que teve, mas o árbitro assinalou impedimento de Neymar no início da jogada.