Rogério e Ivonildo Rêgo se reúnem com ministro e MEC anuncia apoio ao Metrópole Digital e Parque Tecnológico.

 

 

O Ministério da Educação (MEC) apoiará o Instituto Metrópole Digital (IMD) e o projeto do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte. A parceria entre o governo federal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi tema de audiência entre o ministro Mendonça Filho, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o diretor do IMD, o ex-reitor Ivonildo Rêgo. O encontro ocorreu no gabinete do Ministério, nesta quinta-feira (18).

Criador do Metrópole Digital, Rogério Marinho enfatizou para o ministro a importância do projeto, que tem formado jovens profissionais em tecnologia da informação, mercado de trabalho que mais cresce no mundo. “Estamos lutando para fortalecer ainda mais o IMD, que hoje já está consolidado como uma referência neste setor para o país, e pode contribuir ainda muito mais com o desenvolvimento do Brasil”, disse o parlamentar.

O ministro foi bastante receptivo as reivindicações apresentadas por Ivonildo Rêgo, elogiou a iniciativa potiguar com o IMD e o Parque Tecnológico, e se mostrou favorável a parceria com o objetivo de ampliar o projeto potiguar. A expectativa é que, em breve, sejam anunciadas novidades positivas para o Metrópole Digital.

Apenas pela atuação parlamentar de Rogério Marinho, o IMD já recebeu mais de R$ 40 milhões, recursos que foram fundamentais para a consolidação do projeto. Na próxima terça-feira (30), o Metrópole Digital estará realizando a colação de grau dos alunos concluintes da 3ª turma do Curso de Formação Técnica em Tecnologia da Informação. A solenidade ocorrerá no auditório da Reitoria da UFRN a partir das 9 horas.

Mais sobre o IMD

O Instituto Metrópole Digital (IMD) é uma Unidade Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado em 2011, que atua na formação de pessoal de nível técnico, superior e na pós-graduação, cujas ações integram a inclusão social e digital de jovens do ensino básico até a pós-graduação. Somam-se a isso, ações de pesquisa e inovação tecnológica e incentivo à cultura do empreendedorismo, que resultou na criação da Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI). O IMD tem como meta fomentar a criação de um polo tecnológico no Rio Grande do Norte, abrangendo iniciativas do setor público, privado e acadêmico.

Funcionando em duas unidades físicas – Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) e Núcleo de Pesquisas e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI) – o Metrópole Digital também desenvolve ações de inclusão digital voltadas para as escolas públicas da Grande Natal, através da Rede Giga Metrópole, cujo objetivo é criar uma rede metropolitana para interligar 630 escolas estaduais e municipais.