Edufersa apresenta 15 novas obras na Feira do Livro, Reitor é homenageado.

 

A 12ª Feira do Livro de Mossoró foi aberta oficialmente nesta quarta, 17, no Expocenter/Ufersa com expectativas de bons negócios para todos os 40 expositores que vieram de todo o país. Entre os estandes, um dos principais é o da Editora Universitária da Ufersa, a Edufersa. O local será palco para o pré-lançamento de 15 obras acadêmicas e científicas produzidas e organizadas por pesquisadores da própria universidade.

As obras tratam desde estudos de gestão até o ensino de física. Segundo o coordenador da Editora, Salemário Gaudêncio, a ideia é fazer um pré-lançamento dos livros e fazer o lançamento oficial de todos os títulos durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em outubro.

Esta é a terceira vez que a Edufersa – criada em 2009 – participa da Feira do Livro. “A Feira é estratégica para a editora, pois mostra que a Ufersa produz conteúdo para todas as necessidades acadêmicas e não só obras para a agricultura e pecuária do semiárido. Aqui o livro começa a ser observado com um outro olhar”, destaca Gaudêncio.

A coordenação da Editora também aproveitou o início da Feira para anunciar que a partir de agora todas as obras da Edufersa terão os selos da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Com essas inovações, os livros publicados pela Ufersa poderão ser vistos nas principais bienais nacionais e internacionais.

Outra novidade é que todas as publicações da Edufersa ganharão a partir de agora um registro DOI – Objeto de Identificação Digital – que é uma espécie de impressão digital – onde o usuário poderá ter acesso a qualquer publicação da Universidade. A princípio, o registro irá funcionar para acesso as obras da editora, mas a expectativa é que ele se estenda para as teses, anais, entre outros.

Com todas essas inovações e selos de qualidade, a Editora da Ufersa almeja fazer parte da rede latino-americana de editoras e assim ser inserida numa cadeia global de cooperação. O objetivo, a médio prazo, também é colocar a Edufersa dentro da Rede Scielo – a maior rede da América Latina de conteúdo digital.

 

HOMENAGEM AO REITOR

Dentro da programação de abertura da Feira do Livro, a organização concedeu títulos e troféus a autoridades que apoiam a realização do evento. Pela parceria com a Feira, o Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, foi um dos homenageados com o Troféu Niná Rebouças – Amigo do Livro. Também foi homenageada com o mesmo Troféu a Secretária Estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa.

O Reitor agradeceu o título e destacou a parceria da Ufersa que cede o Expocenter para a realização da Feira. “Estamos fazendo isso em nome do livro e em prol da educação. Ficamos lisonjeado em receber a Feira do Livro e renovamos o compromisso de sempre apoiar o evento. Para o próximo ano, estamos trabalhando para concluir a climatização do Expocenter, o que vai garantir mais conforto a todos os frequentadores”, finalizou o Reitor.