“Dia Estadual da Educação Cidadã” será celebrado neste sábado na Cidade da Criança.

Durante a programação deste sábado estão previstos desfiles de escolas e bandas, exposições de equipamentos militares, mostras fotográficas e oficina ambienta, além de shows musicais, peça de teatro, distribuição de cartilhas sobre Cidadania e uma solenidade oficial no anfiteatro da Cidade da Criança. As atividades serão realizadas nos principais espaços do parque, mantido pelo Governo do Estado, como o circuito, a área verde e o anfiteatro. Os bonecos Edu e Cidinha estarão presentes na programação.

O Setembro Cidadão terá a participação da OAB, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Secretaria de Esporte e Lazer, ONG Baobá, Federação Paraolímpica, além de escolas estaduais e privadas, além das bandas de fanfarras. O evento tem a finalidade em despertar a consciência sobre os valores da cidadania através de ações cívicas e culturais direcionados para a família, e principalmente o público jovem.

O Setembro Cidadão é um projeto idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira a partir da experiência de uma década, na elaboração de livros educativos. O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC e suas ações seguem o final deste mês.

Mostra, esporte e lazer

O evento será aberto com uma solenidade oficial no sábado, às 9h, que terá a participação da banda da Aeronáutica. Dentro da área do circuito haverá uma exposição de equipamentos da Força Aérea Brasileira como banners, libras e revistas. Na área verde está marcada uma série de atividade de recreação da Secretária de Esporte e Lazer. Também está programada a partir das 10h uma oficina sobre plantas medicinais e na cura e prevenção de doenças a cargo do especialista Laércio Severiano. evento ministrado pelo Sr. Laercio Severiano, que divulga as plantas medicinais na cura e prevenção de doenças.

Também haverá a Exposição fotográfica ¨Mangues do Potengi”, de Canindé Soares, composta por 23 imagens, com a curadoria da ONG que abordará o cuidado com o meio ambiente na capital potiguar. As fotografias estarão instalas na sala de exposição na Cidade da Criança no período de 10 a 11 de novembro de 2016.

Desfiles

Após a participação dos atletas da Federação Paraolímpica no Circuito da Cidade da Criança, haverá às 10h o desfile de escolas e bandas de fanfarra. Participam a Escola Estadual Alberto Torres,  Escola Estadual Sebastião Fernandes,  Escola estadual Manoel Dantas, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Fanfarra Antônio Fagundes, Fanfarra Eurípedes Barsanuto, Fanfara Zila Mamede, Fanfarra Zila Mamede, Fanfarra Antônio Fagundes, Fanfarra Reino da Criança e Fanfarra ZAP.

Ás 17h haverá a apresentação da cantora Mirim Bia Vilar. Com apenas 10 anos de idade, a intérprete Bia Vilar já coleciona duas apresentações no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP) e em palcos de festas infantis, como o Natal Fashion Kids, além de participação durante o Festival de Inverno em Serra de São Bento, e entrevistas para diversos programas de TV locais.


Domingo

No domingo (11) o Setembro Cidadão prossegue no parque a partir das 10h com as atividades de esporte e lazer, oficina sobre plantas medicinais da ONG Baobá, a mostra fotográfica Mangues do Potengi e exposições de materiais da Aeronáutica e da Marinha do Brasil.

A partir das 15h30 serão realizados os desfiles da Fanfarra Maria de Queiroz, Fanfarra Dragões, Fanfarra ZAP, CERU São José de Mipibu. O evento será encerrado às 17h no Anfiteatro com a apresentação musical do cantor e compositor Yrahn Barreto.