Técnicas de Irrigação de Baixo Custo para Agricultura Familiar serão abordadas em minicurso da Expofruit 2016

O Sistema e Manejo de Irrigação de Baixo Custo para a Agricultura Familiar será um dos minicursos ministrados na Expofruit 2016, que acontece de 21 a 23 de setembro, em Mossoró. Esse tema será abordado pelo analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Tibério Santos Martins da Silva, amanhã, às 14h, no Prédio da Pós-graduação em Fitotecnia na UFERSA.

O minicurso abordará as dificuldades enfrentadas pela Agricultura Familiar e como a Embrapa vem atuando em pesquisas que auxiliem o homem do campo a desenvolver técnicas de irrigação principalmente nas regiões semiáridas. “A falta de apoio técnico e financeiro é o que mais dificulta o desenvolvimento da agricultura familiar. Sendo nas regiões semiáridas a falta de assistência técnica é ainda mais relevante devido ao baixo nível de escolaridade que impede, por exemplo, que o agricultor leia alguma cartilha ou instrumento de divulgação de conhecimento”, explica o analista.

Ainda de acordo com Tibério da Silva, entre os principais erros cometidos pelo pequeno produtor estão: acreditar que a planta precisa de mais água do que realmente precisa. “Ao exagerar na aplicação hídrica esquece que: a água é um recurso limitado, o transporte da água da sua origem até o plantio custa caro, com o excesso de aplicação de água os nutrientes do solo podem ser facilmente carregados para camadas profundas longe do alcance das raízes das plantas, o risco de salinização do solo, aparecimento de doenças, depreciação precoce dos equipamentos”.

A solução apontada pelo pesquisador está na educação vinda da assistência técnica contínua e eficaz. “O agricultor tem uma cultura vinda da parentela que é muito difícil de ser remodelada em poucas visitas técnicas. Para termos uma orientação eficaz são necessárias visitas frequentes. Quando essa assistência técnica foi feita de forma intensa, como em alguns trabalhos feitos com proprietários familiares, a experiência surpreendeu tanto aos pesquisadores como aos agricultores”.

 

Sobre a Expofruit

 

A Expofruit 2016 tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações. A feira é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido – Ufersa.