Levando ao plenário os dados mais recentes do Observatório da Violência, a deputada Márcia Maia (PSDB) fez um apelo ao Governo do RN por mais investimentos no setor. A parlamentar disse que a população precisa ter assegurado o seu direito de ir e vir. “Em poucos dias aconteceram 27 homicídios e Natal concentrou o maior número de casos, com 41% das ocorrências, seguida de São Gonçalo do Amarante. Num dia se confirmaram 13 mortes e os crimes se concentram nos bairros periféricos”, alertou a deputada.

A parlamentar demonstrou preocupação com o fato do RN já registrar, até o momento, 1.494 assassinatos, número que já está próximo das estatísticas de 2015. “De acordo com dados do Sindicato dos Policiais (Sinpol) são assassinadas em média 5 pessoas por dia, então até dezembro teremos nessa média mais de 1.800 assassinatos”, afirmou.

Márcia Maia disse que a vida precisa ser tratada como prioridade e que o Governo precisa investir na requalificação dos policiais, oferecendo melhores condições de trabalho e garantir a efetividade das promoções na carreira policial. “Não podemos usar a crise como muleta para a falta de investimento. E o enfrentamento da violência é um dever que também deve ser enfrentado pelos municípios. É preciso ir além, para que tenhamos uma sociedade de paz, com ações envolvendo principalmente as nossas crianças e os nossos jovens”, finalizou a parlamentar.