Primeira turma de Medicina participa da Cerimônia do Jaleco

 

A primeira turma do curso de Medicina da Ufersa passa por mais uma fase na trajetória de formação ainda neste semestre. Na última semana, os estudantes do curso participaram da Cerimônia do Jaleco, um encontro marcado para a entrega da vestimenta que deverá ser usada durante as aulas e atividades laboratoriais. Professores, familiares e amigos estiveram presentes no evento, que aconteceu no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). O professor José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa, também prestigiou a solenidade. Em sua fala, destacou a importância do trabalho da equipe da Ufersa e o empenho dos primeiros graduandos do curso.

“Estamos caminhando para um curso de Medicina de referência, assim como Já acontece em vários cursos consolidados na nossa Universidade”, conclamou o reitor. A professora Andrea Taborda Ribas da Cunha, coordenadora do curso, ressaltou a importância do trabalho social desenvolvido pelos profissionais da medicina. Sua fala foi ratificada pelo também professor Diógenes, que apresentou uma explanação sobre a tradição daquela Cerimônia e alertou para a realidade do trabalho do profissional de saúde, após formação.

A estudante Débora Marques ficou responsável por prestar homenagens aos pais. “Essa grandiosa conquista trouxe consigo o seu preço e muito tiveram que sair de casa para vir morar em uma cidade estranha, longe para alguns e infinitamente longe para outros. Mesmo estando longe, saibam que o nosso maior conforto é ter a certeza de que, em nossas vidas, pode faltar-nos de tudo, menos o apoio e o amor de vocês”, declarou a estudante.

Na sequência, um a um, nominalmente, os estudantes receberam seu jaleco. A solenidade prosseguiu ainda com a fala do professor Diogo Cavalcante, que destacou alguns momentos já vividos pela turma neste primeiro semestre e ainda alertou para a importância da dedicação aos estudos na formação dos futuros novos médicos formados pela Ufersa.

O esforço e compromisso dos alunos foram assumidos em resposta ao juramento lido pelo graduando Henrique Dagostin: “Respeitarei meus colegas de atividade e terei humildade para ouvir suas experiências e, delas, aprender todo o possível para que eu seja sempre um profissional melhor”, dizia trecho do juramento, respondido, em coro, pela turma com um “Assim será!”.

 

Aos mestres, com carinho!

 

A solenidade coincidiu com a véspera do Dia dos Professores, celebrado anualmente em 15 de Outubro. Os mestres foram homenageados em dois momentos distintos. Primeiro, quando o estudante Frederico Fausto Junior leu seu discurso em homenagem aos docentes do curso.

“Ser professor é assumir a árdua missão de transformar vidas, de afagar sem encobrir os erros, de moldar sem limitar, de amar sem cegar, de impulsionar sem andar por eles, de punir para não corromper e de ajudar a transformar sonhos em realidade”, disse o estudante em parte do seu texto.

Na sequência, todos os professores presentes na cerimônia, sem distinção, foram convidados a subir no palco, de onde receberam da plateia, em pé, uma moção de aplausos em homenagem e reconhecimento pelo trabalho dos nossos mestres.