OAB/Mossoró sai em defesa da Uern e propõe Moção de Apoio à OAB/RN

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, está propondo ao Conselho Estadual da OAB do Rio Grande do Norte uma Moção em favor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), cujas atividades de ensino foram suspensas em virtude do atraso no pagamento dos funcionários das terceirizadas. A OAB repudia o sucateamento da Instituição de Ensino Superior, cobrando investimento e respeito aos profissionais, e posiciona-se também contrária à ideia de privatização, que foi levantada recentemente pelo presidente do Tribunal de Justiça do RN, Cláudio Santos.

Segundo Canindé Maia, presidente da OAB/Mossoró, a ideia de propor uma Moção ao Conselho Estadual da OAB/RN surgiu em razão do atual momento vivenciado por servidores, estudantes e profissionais terceirizados que fazem parte da instituição. Os servidores e terceirizados têm sofrido com o atraso nos seus pagamentos, o que consequentemente gera prejuízos ao ensino. “A Uern é um patrimônio dos potiguares. Ela recebe estudantes de todos os lugares do Brasil e contribui diretamente para o desenvolvimento sociocultural e econômico de todo o Estado”, frisa o presidente da OAB.

Com a sugestão da Subseção de Mossoró, a proposta de Moção será votada pelos conselheiros estaduais. Se aprovada, será emitida pela Seccional da OAB no Rio Grande do Norte em defesa da Uern, reforçando a luta que já vem sendo desencadeada pelas entidades que representam servidores, terceirizados e estudantes universitários. “É fundamental a participação da OAB em situações como essa, que buscam garantir o acesso ao ensino público de qualidade. Os cursos da Uern são reconhecidos nacionalmente pelos seus bons resultados e isso precisa ser mantido”, destaca Canindé.