A 6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) começa nesta quinta-feira (10/11) com a abertura oficial a cargo do poeta, improvisador e rapper paulista Fabio Brazza. O poeta mossoroense Antonio Francisco é também autor confirmado na Feira, e está programado um encontro no palco entre os dois artistas. A abertura será a partir das 19h no Anfiteatro da Cidade da Criança com entrada gratuita.

Nesta edição, a 6ª FLiQ promete agitar os fãs da literatura e de histórias em quadrinhos (HQ’s) com mais de 80 horas de atividades divididas em mais de 40 atrações entre autores, artistas e especialistas em literatura, artes plásticas, games, história em quadrinhos locais e também nacionais. A Feira também vai abrigar o lançamento de novas produções de diversos autores e editoras, além de exposições de artes plásticas e HQ’s.

Na literatura, uma das grandes atrações é o escritor e youtuber Affonso Solano. À frente do canal do Youtube “Matando Robôs Gigantes” e autor de livros de fantasia, Affonso Solano participa de um bate-papo sobre esse gênero de literatura na noite do sábado (12/11) às 19h30. Entre os ilustradores convidados, destacam-se Rogério Coelho, indicado para o Prêmio Jabuti deste ano na categoria Ilustração, e o também ilustrador carioca Ferreth.

Ainda nas atividades da Feira, estão programados bate-papos e mesas-redondas, entre elas uma com a participação da quadrinista carioca Ana Recalde que vai discutir a participação feminina na produção de histórias em quadrinhos, e também a comemoração dos 40 anos da Revista Maturi, uma das primeiras experiências em histórias em quadrinhos do Rio Grande do Norte.

A 6ª FLiQ também é um momento de conhecer novas atividades ou se aperfeiçoar em técnicas dos artistas participantes do evento ou dos parceiros da feira. Estão programadas algumas oficinas entre elas a de construção de personagens para o graffiti com o artista de rua Augusto Furtado (Arbus); oficina de artesanato com material reciclado com Dany Melo; oficina de arte Origami com Eugênio Rangel; de arte Cartoon com a ilustradora Raissa Bulhões; de Organização Digital, com a personal organizer Carolina Lopes; e também a oficina “Como aproveitar o melhor suas fotos com o celular” no estande do Sebrae.

 

Música e contação de estórias

A FLiQ também tem um espaço reservado para crianças e mães com leituras de livros infantis pelos próprios autores e grandes nomes da literatura infantil, entre eles José Castro, Adriano Gomes e Salizete Freire. A leitura será na tarde de sábado a partir das 16h no Anfiteatro. E, em seguida, o contador de estórias Buihú apresenta atração “Malas que contam e cantam estórias”, também no Anfiteatro a partir das 17h.

Muita música também faz parte da programação da 6ª FLiQ. Além do show de abertura, a Feira vai contar com a apresentação do produtor musical Zé Dias junto com seus convidados na noite do sábado (12/11). Uma outra apresentação programada é do rapper potiguar Daniel GetUp, que vai abrir o show de Fabio Brazza na quinta-feira (10/11) a partir das 19h30.

Outros momentos musicais ficam por conta da apresentação cultural do Coral do Sistema Fecomércio Sesc Senac, na sexta-feira (11/10) a partir das 18h no Anfiteatro. E, no domingo, a Feira será encerrada com a apresentação do Sesi Arte Quarteto a partir das 17h30.

 

FLiQ Games

Ainda na 6ª FLiQ, uma atividade educacional oferece a oportunidade para que crianças e adolescentes entrem em contato com a linguagem de programação de computadores. O Espaço FLiQ Games recebe o Desafio GamEdu, da Metrópole Digital (IMD), que ensina os conceitos da programação de jogos por meio de uma competição lúdica entre os participantes. Haverá palestras e oficinas sobre a construção de games para computadores.

A 6ª FLiQ será realizada de 10 a 13 de novembro na Cidade da Criança com entrada gratuita em todos os eventos. A programação da Feira está disponível no site www.fliqnatal.com.br. A realização da 6ª FLiQ tem o patrocínio da Cosern, Governo do RN por meio da Lei Câmara Cascudo, Unimed – Prefeitura de Natal por meio da Lei Djalma Maranhão, Senac Sistema Fecomércio. Apoio: Sebrae, Fundação José Augusto, Fiern SESI, GamEdu e Café Santa Clara.

 

6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ Natal)

Quando: 10 a 13 de Novembro

Onde: Cidade da Criança

Horário: 9h às 21h

Quanto: Entrada Gratuita

Programação completa em www.fliqnatal.com.br