Conselho Federal da OAB aprova Moção de Apoio em defesa da Uern

 

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou hoje (8) a emissão de uma Moção de Apoio à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem enfrentado dificuldades financeiras, ocasionando o atraso no pagamento dos salários de servidores e funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviço à instituição. A proposição foi feita em Brasília (DF), pelo advogado Aurino Bernardo Giacomelli Carlos, conselheiro federal da OAB/RN que representa a Subseção de Mossoró. A OAB local já havia conseguido a aprovação de uma Moção de Apoio junto a Seccional do RN e agora conseguiu dar ainda mais visibilidade à luta, com a aprovação unânime da OAB nacional.

Segundo Canindé Maia, presidente da Ordem em Mossoró, as Moções de Apoio da OAB/RN e do Conselho Federal reforçam a luta que vem sendo desencadeada por todos que apoiam a Universidade do Estado do RN. A mobilização da OAB/Mossoró e das demais entidades engajadas na defesa da Uern ganhou mais força com a declaração do presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos, que sugeriu a privatização da Universidade como forma de resolução do problema, desconsiderando a importância histórica, cultural e econômica da Uern para o RN e estados vizinhos, que formam centenas de estudantes nos 32 cursos ofertados, além das 22 pós-graduações.

A Moção de Apoio do Conselho Federal será assinada pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia. Segundo Canindé Maia, a intenção é entregá-la ao reitor da Uern, Pedro Fernandes, com a Moção da OAB/RN, assinada pelo presidente da Seccional potiguar, Paulo Coutinho. “Queremos mais uma vez enaltecer nosso apoio a todos que fazem parte da comunidade Uern. É inquestionável o retorno da instituição, que hoje conta com cerca de 15 mil alunos em todo o Estado. Trata-se de um patrimônio do Rio Grande do Norte que deve ser mantido”, destaca o presidente da Subseção de Mossoró, informando que as Moções serão entregues nos próximos dias.