O Parque da Cidade tem uma ótima programação cultural para os visitantes neste sábado (12), dentro dos projetos Circuito Ambiental e Pôr do Sol no Parque. O conjunto UFRN CELLOS vai se apresentar a partir das 16 horas, no auditório. Sob a coordenação dos Professores Fábio Presgrave e Frederico Nable, o grupo é formado pelos violoncelistas Diego Paixão, Lucas de Oliveira, Bruno David, Gabriel Vasco, Haziel Cândido, Carolina Rodrigues, Ivson Martins, Felipe Mascoli, Daniel Tamietti, Wescley Sousa, Jacton Santos e Letícia Fernandes, visando o resgate da cultura do violoncelo no estado, bem como a produção de novas peças por professores e alunos da UFRN. O repertório será o seguinte: Locus iste : Anton Von Bruckner; Temas dos filmes: Harry Potter/ O Senhor dos Anéis arr: Renan Moureira; Bachianas Brasileiras n°5: Heitor Villa-Lobos e solista convidado: Fernando Deddos;Dança: Mário Tavares.

De acordo com o professor Fábio Presgrave, a cidade de Natal teve, no início do Século XX, uma das escolas de violoncelos mais significativas e reconhecidas internacionalmente. “A Escola de Violoncelo foi responsável pela formação de músicos como Aldo Parisot (Catedrático da Yale University há 50 anos), Italo Babini (Primeiro violoncelo da Detroit Symphony) e Mario Tavares (ex-diretor artístico do Teatro Municipal do RJ)”, exemplifica. O grupo já se apresentou no Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa, Mostra Internacional de Música de Olinda, Festival Virtuose e Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas. “O UFRN Cellos participou ainda do Rio International Cello Encounter no ano de 2013 e, na ocasião, um dos integrantes do grupo foi contemplado com o Segundo Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo do Rio de Janeiro”, relembra o coordenador do grupo.

 

Circuito Ambiental

A cidade de Natal possui 10 Zonas de Proteção Ambiental, que são importantíssimas como “ilhas verdes” para a qualidade de vida dos moradores. Sem elas, o calor ficaria insuportável e não teria como filtrar os poluentes do ar, armazenar água potável e proteger a fauna e flora nativas do município. Todas as ZPA´s são protegidas por lei para evitar a devastação pela ação danosa do homem. Foi com o objetivo de proteger o meio ambiente e mostrar aos moradores e turistas a sua importância, que a equipe de planejamento do Parque da Cidade, inserido na ZPA-01, criou o Circuito Ambiental.

Neste sábado (12), será feito um passeio, guiado pelo historiador do Parque da Cidade, Luciano Capistrano, com o objetivo de facilitar o acesso do natalense e turistas às principais informações sobre as áreas ambientais protegidas do município. O grupo sairá às 7h da manhã do estacionamento do Parque da Cidade em ônibus fretado pela empresa EcoTur e percorrerá vários pontos como: ZPA1 (Parque da Cidade); ZPA2 (Via Costeira); ZPA5 (Conjunto Ponta Negra – Lagoinha de Ponta Negra/Centro Tradições Gaúchas); ZPA6 (Área non aedificandi – Av. Roberto Freire) ; ZPA7 (Terminal Turístico); ZPA8 (Norte Shopping); ZPA10 (Via Costeira – Relógio); Baobá do Poeta (Avenida São José) e Centro Histórico de Natal.

O Circuito Ambiental está sendo organizado em parceria com a empresa de turismo EcoTur e os interessados já podem fazer a inscrição pelo telefone 99416-2176 ao custo de 1kg de Alimento não perecível. O número de vagas é limitado e o retorno está previsto para as 15h em tempo de assistirem a apresentação do grupo UFRN CIELLOS no Parque da Cidade.

Fonte: Assessoria