Nesta segunda-feira (21), o principal índice da bolsa paulista fechou em alta de 1,58%, retomando o patamar de 61 mil pontos. O impulso se deu pelo avanço das ações do Banco do Brasil e da Petrobras, que subiram mais de 6%. O Ibovespa subiu 1,85% a 61.070 pontos, após ter acumulado alta de 1,3% na semana passada.

Destaque

As ações preferenciais do Banco do Brasil, até o fechamento, lideravam em alta, com valorização de 7%, após a instituição financeira anunciar o plano de reestruturação destinado à redução de custos.

A reestruturação de agências e o plano de aposentadoria incentivada anunciados neste domingo (20) pela instituição financeira podem gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões, caso os 18 mil funcionários habilitados optem por deixar o banco em troca de benefícios.

A preferencial da Petrobras, antes do fechamento, avançava mais de 6%, tendo sessão marcada por alta de 4% nos preços do petróleo. Estava também no radar a decisão liminar da Justiça Federal de Sergipe de suspender o processo de venda de participação da petrolífera nos campos de Baúna e Tartaruga Verde para a Karoon Gas Australia.

No fechamento, a Vale tinha alta de mais de 5%. Já o Itaú Unibanco e o Bradesco, com forte peso na composição do índice, subiram 0,71% e 0,03%, respectivamente. Na outra ponta, WEG e Embraer lideraram as baixas com queda de mais de 2%.

Mercado internacional

A alta nos preços do petróleo no mercado internacional, que ajudava a encorajar a tomada de risco, também ajuda o tom positivo em Wall Street. No entanto, apesar da melhora no humor no cenário externo, ainda existe a cautela com a expectativa pelo governo de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos.

“O cenário do novo governo dos EUA deve continuar a chamar atenção, com especulações a respeito das nomeações a cargos importantes, auxiliando o processo de redução das incertezas do fator Trump”, escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes, segundo a Reuters. (Metro 1)