As fortes chuvas que caem no Ceará desde a última terça-feira (3) devem chegar ao Rio Grande do Norte, com menor intensidade, durante o fim de semana. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, a previsão é de que cidades da Costa Branca e da região Oeste sejam as mais beneficiadas com as precipitações, que devem durar até o início da próxima semana.

As chuvas são resultado da atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT) que gera formação de nuvens carregadas. Ainda não é possível afirmar se o sistema atuará de forma intensiva no estado ou será apenas passageiro.

A ZCIT, conforme explica Bistrot, é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o país. Nessa época do ano, o sistema, que se caracteriza pela sua instabilidade, costuma provocar fortes chuvas nos estados do Maranhão e Piauí.

“Depois de passar por esses dois estados, a zona migra para o Ceará e depois para o Rio Grande do Norte. Como o sistema é instável, teremos que aguardar a sua formação para medir o nível da chuva”, afirma Gilmar Bistrot.

No Ceará, a ZCIT provocou chuva de até 70mm na região de Sobral, ao Norte do estado. A precipitação causou inundação de ruas e derrubou árvores. Em um distrito sobralense foi registrado até a ocorrência de queda de granizo. A Emparn registrou chuvas na região do Vale do Açu nesta terça.