Anicer realiza reunião para planejar mudanças no PSQ.

 

O presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha Para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN), Vargas Soliz Pessoa, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Pedro Terceiro Melo e o diretor da Cerâmica do Gato, Vinícius Costa Lima, estiveram presentes, nessa quinta-feira (26), na Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) para uma reunião sobre o Programa Setorial de Qualidade (PSQ).

O momento, iniciado às 10h e finalizado às 15h50, tratou sobre as propostas de alterações no Programa Setorial de Qualidade. O PSQ visa combater a não-conformidade nas revendas com ações específicas e dirigidas, valorizando a divulgação das empresas que fabricam seus produtos conforme as Normas Técnicas.

O programa auxilia o setor a buscar inovações e enquadrar seus produtos (blocos e telhas cerâmicas) a processos de melhor produtividade e tecnologia, com dados confiáveis para a Indústria de Construção Civil. Esta ferramenta exerce papel importante para as empresas fomentarem a qualidade, contribuindo para reduzir perdas nos processos produtivos com maior sistematização da produção, aumentar produtividade a menor custo operacional, conquistar o mercado interno e externo, buscar a padronização dos processos e a melhoria contínua da qualidade.

No dia 12 de dezembro de 2016, durante reunião com o Sindicato da Construção Civil e a Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte, ceramistas potiguares – acompanhados pela vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Larissa Dantas Gentile – entregaram ao superintendente da CEF, Carlos Antônio de Araújo, o ofício do Sindicer-RN apresentando o setor e solicitando apoio para o cumprimento das Portarias 158, 160, 179 e seguintes do Ministério das Cidades quanto à indicação explícita nestas para a utilização dos produtos dos PSQs nas HIS (Habitações de Interesse Social).

Diante destas reivindicações dos ceramistas potiguares, a reunião realizada nessa quinta-feira (26) na Anicer foi de grande importância para a representação local expor a realidade de solicitações no estado quanto ao cumprimento das portarias, para então sugerir propostas de alterações no PSQ. “O momento foi bastante proveitoso e importante para analisar as mudanças necessárias no Programa Setorial de Qualidade para que as portarias sejam executadas nos bancos regionais”, afirma o presidente do Sindicer/RN, Vargas Soliz.

Fonte: Assessoria