A Advocacia-Geral da União vai recorrer da decisão do juiz federal Eduardo Rocha Penteado, da Justiça do Distrito Federal, que suspendeu a nomeação do ministro Moreira Franco como Secretário Geral da Presidência. A decisão do juiz gera um problema imediato para o governo. Moreira participaria nesta quinta-feira de um evento da Caixa Econômica Federal na qualidade de ministro de Estado, função que lhe foi cassada pelo juiz.

Moreira é citado na delação do ex-diretor da Odebrecht Claudio Melo Filho como um dos beneficiários de um esquema de pagamento de propina para financiar campanhas eleitorais. Ele era secretário do Programa de Parcerias e Investimento (PPI) e tornou-se ministro na semana passada, três dias após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Carmen Lucia, homologar as 77 delações da Odebrecht.

No despacho, o magistrado compara a situação de Moreira a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja nomeação para Chefe da Casa Civil do governo da ex-presidente Dilma Rousseff foi suspensa pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

Diário de Pernambuco